Trump espalha nas redes mentira insana de que Biden é clone robô

Post de Trump em sua rede social mentindo que Biden foi executado e substituído por um clone robô

O presidente dos EUA, Donald Trump, compartilhou em sua rede Truth Social uma teoria conspiratória, afirmando que Joe Biden foi executado em 2020 e substituído por clones ou robôs.

A postagem diz: “Não existe #JoeBiden – executado em 2020. Clones, sósias e entidades robóticas sem alma e sem mente é o que você vê. Os democratas não percebem a diferença.”

A mensagem viralizou entre apoiadores, que passaram a difundir a ideia com supostas comparações físicas do ex-presidente.
Essa teoria está ligada ao movimento conspiratório QAnon, que ganhou força nos Estados Unidos durante o primeiro mandato de Trump.

O grupo afirma que personalidades públicas, como Biden, seriam substituídas por impostores, enquanto Trump lideraria uma luta contra uma elite secreta e corrupta.

Não há provas que sustentem essas alegações, que já foram aplicadas a artistas como Avril Lavigne e Paul McCartney.

Um vídeo que circulou nas redes bolsonaristas foi utilizado como evidência de que o presidente Lula também teria morrido e sido substituído por um sósia. Essa é uma teoria conspiratória que circula desde o resultado das eleições presidenciais de 2022.

Na gravação, um homem não identificado afirmava que, no dia 19 de novembro, o presidente esteve no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro às 11h04 e, seis minutos depois, às 11h10, no Armazém da Utopia — um trajeto de cerca de 4,2 km de carro, que não teria como ser percorrido em apenas seis minutos. Para sustentar a cascata, ele mostrava duas fotografias do presidente supostamente nos locais informados.

Donald Trump, presidente dos EUA. Foto: Jim Watson/AFP

Após o post, usuários das redes começaram a apresentar imagens de Biden ao longo dos anos como se fossem evidências de que se trata de outra pessoa. Eles apontaram diferenças em assinaturas, formato das orelhas e até na coloração dos olhos. A teoria ganhou fôlego após Biden confirmar um diagnóstico recente de câncer, alimentando ainda mais as suposições entre conspiracionistas.

A postagem reforça a proximidade de Trump com o discurso da QAnon, grupo que teve papel de destaque na invasão ao Capitólio dos Estados Unidos em janeiro de 2021. Mesmo sem qualquer base factual, essas ideias continuam a se espalhar entre sua base eleitoral, impulsionadas por mensagens como essa.

Artigo Anterior

Bolsonarista que tentou explodir bomba em aeroporto é solto e ganha emprego e moradia

Próximo Artigo

O ajuste que Brasília se recusa a fazer

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!