A Casa Branca informou ao Congresso norte-americano que pretende cancelar a liberação de US$ 4,9 bilhões aprovados para ajuda externa, por meio de um mecanismo legalmente não testado de corte de gastos sem aprovação parlamentar.

Segundo o The New York Times, a notificação de 15 páginas foi enviada ao Congresso na noite de quinta-feira e é a primeira tentativa do governo de aprovar o que é conhecido como “rescisão de bolso”.

O mecanismo em questão busca recuperar de forma unilateral o dinheiro que já foi alocado, esperando até o fim do ano fiscal para realizar o pedido, não dando tempo aos legisladores para rejeitarem o pedido antes do vencimento do financiamento.

O ano fiscal norte-americano termina em 30 de setembro, antes do período de 45 dias em que o Congresso deve analisar um pedido de rescisão da Casa Branca.

A medida é mais um capítulo de uma disputa entre Trump e o Congresso sobre poderes de gastos, e foi rapidamente condenada pelo principal republicano no Comitê de Dotações, que a considerou ilegal.

Segundo a publicação, os republicanos poderiam levar o assunto a votação mais cedo, mas os líderes partidários demonstraram pouca disposição para resistir às exigências de gastos do presidente e fazer valer suas próprias prerrogativas.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 29/08/2025