Trump confirma tarifas de 25% sobre o Canadá e o México a partir de sábado

O presidente Donald Trump disse nesta quinta-feira 30 que ainda não decidiu se vai taxar os petróleos canadense e mexicano, mas confirmou que os Estados Unidos vão impor tarifas de 25% sobre os produtos desses países a partir de 1º de fevereiro.

“Pode ser que sim ou que não. Provavelmente tomaremos uma decisão sobre o petróleo nesta noite. Depende de qual for o preço, se o petróleo tem o preço adequado, se nos trataram de forma adequada”, disse Trump, ao ser questionado na Casa Branca.

Segundo um relatório do Congresso americano, Canadá e México representam 71% das importações americanas de petróleo bruto. O Canadá representa, sozinho, 60%.

Trump confirmou que mantém seu plano de impor uma tarifa de 25% sobre todas as importações canadenses e mexicanas a partir de sábado. “Vou impor tarifas de 25% ao Canadá e de 25% ao México. Realmente precisamos fazê-lo, porque temos déficits comerciais muito grandes com esses países”, ressaltou.

A volta de Trump à Casa Branca gerou temores de um retorno das guerras comerciais globais que marcaram seu primeiro mandato, de 2017 a 2021. O republicano também usou tarifas para respaldar outras ameaças políticas.

Artigo Anterior

Washington: avião e helicóptero colidem, sem sobreviventes

Próximo Artigo

Operação de PF e Ibama apreende 33 animais em posse de traficantes

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!