Trump cita Brasília como ‘capital violenta’ e apresenta dados antigos sobre criminalidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, incluiu Brasília em uma lista de “capitais violentas” ao anunciar a federalização da polícia de Washington D.C. e o envio de 800 integrantes da Guarda Nacional à cidade. 

Em pronunciamento nesta segunda-feira 11, Trump usou o argumento de que a capital norte-americana vive uma “emergência de segurança pública” e exibiu um gráfico comparando taxas de homicídios de diferentes metrópoles, mas utilizou números antigos que superestimam a criminalidade no Distrito Federal.

Segundo a apresentação realizada na Casa Branca, Brasília teria registrado 13 homicídios por 100 mil habitantes, mas o dado é referente a anos anteriores. Estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública do DF apontam que em 2024 a taxa foi de 6,9 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2023, o índice ficou em 12,3.

No mesmo período, Washington D.C. teve resultados bem mais altos: 39,8 homicídios por 100 mil habitantes em 2023 e 27 por 100 mil em 2024, mesmo com uma população cerca de quatro vezes menor que a do DF. Ainda assim, Trump afirmou que a criminalidade na capital norte-americana “dobrava ou triplicava” a de várias cidades, citando também Bagdá, Cidade do Panamá e Bogotá.

Artigo Anterior

Projeto para proteger crianças na internet entra na mira do Congresso

Próximo Artigo

Indignação global aumenta com funeral de cinco jornalistas mortos por Israel

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!