O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou neste domingo (12) as autoridades da Califórnia, acusando-as de serem “incompetentes” na gestão dos incêndios florestais que assolam Los Angeles e já resultaram em 16 mortes.
As declarações de Trump foram feitas dois dias após o governador do estado, Gavin Newsom, convidá-lo para visitar a região e observar “em primeira mão” os danos causados pelas chamas, enquanto o criticava por politizar a tragédia.
“Os incêndios continuam queimando em Los Angeles. Políticos incompetentes não têm ideia de como apagá-los”, afirmou Trump em sua plataforma Truth Social. Ele também descreveu a situação como alarmante: “Esta é uma das piores catástrofes da história do nosso país. Eles simplesmente não conseguem apagar os incêndios. O que há de errado com eles?”
As chamas já desabrigaram cerca de 150 mil pessoas e destruíram mais de 12 mil estruturas, conforme informações de autoridades estaduais. Trump comentou ainda: “Milhares de grandes casas desapareceram e muitas outras logo serão perdidas. Há morte em todo lugar.”
🇺🇸 | El incendio en LOS ÁNGELES se esparce y en gobierno no logra controlarlo. Varios barrios de Malibú han sido reducidos a cenizas: USA ESTADO FALLIDO pic.twitter.com/FlQGAX7A5C
— El Necio (@ElNecio_Cuba) January 8, 2025
Apesar dos esforços intensos dos bombeiros, que contaram com a redução dos ventos no sábado, o incêndio de Palisades segue avançando em direção ao Getty Center, famoso por sua coleção de arte, ao bairro de luxo Brentwood e ao populoso Vale de San Fernando.
Em Pacific Palisades, a situação se agrava com os hidrantes secos, dificultando a atuação dos bombeiros. Essa localidade foi severamente atingida, sendo um dos cinco incêndios ativos na região. Até agora, apenas 11% das chamas foram controladas, e quase 10 mil acres já foram devastados. Entre os 16 mortos, cinco foram registrados nessa área.
Quieren anexar a Groenlandia y Canadá, quieren cambiar el nombre del "Golfo de México" pero no pueden controlar un incendio forestal en Los Ángeles.
— Dezag. (@alejandro_dezag) January 8, 2025
Após retornar à Casa Branca, Trump intensificou os ataques contra Gavin Newsom, acusando o governador, sem apresentar provas, de falhas na gestão dos recursos hídricos e no combate às chamas. Newsom respondeu convidando o presidente para visitar a área atingida e inspecionar os danos ao seu lado.
“Venha ver a devastação em primeira mão”, afirmou o governador, pedindo ainda que a tragédia não fosse usada como ferramenta política.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line