O presidente Lula (PT) declarou que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump buscará “explorar” o atentado de que foi vítima para vencer a eleição presidencial. As declarações foram concedidas em entrevista à Record TV nesta terça-feira 16.
“Aquela foto dele com o braço erguido, aquilo se fosse encomendado não saía melhor. Mas de qualquer forma ele vai explorar isso, e cabe aos democratas encontrar um jeito de não permitir que isso seja a razão pela qual ele possa ter votos”, afirmou o petista. Ele também classificou o episódio como “abominável”>.
Tump foi atingido por um tiro de raspão na orelha direita enquanto discursava em um comício em Butler, na Pensilvânia, no último sábado 13. O atirador foi morto por agentes do Serviço Secreto. Uma pessoa que estava na plateia também foi atingida e não resistiu.
O incidente ocorreu dois dias antes da Convenção Nacional Republicana, na qual o magnata foi confirmado como candidato do partido para a disputa de novembro contra o presidente Joe Biden.
Lula já havia se manifestado no dia do atentado contra Trump, por meio de sua conta no X: “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”>.