O presidente norte-americano Donald Trump impôs uma tarifa adicional de 25% sobre as importações de itens da Índia por conta da compra de petróleo russo pelo governo indiano.
“Eu determino que é necessário e apropriado impor um imposto adicional ad valorem sobre as importações de artigos da Índia, que está, direta ou indiretamente, importando petróleo da Rússia”, disse o presidente dos EUA, em ordem executiva publicada após o encontro do enviado sênior norte-americano, Steve Witkoff, com o presidente russo Vladimir Putin.
A ordem norte-americana ressalta que as taxas de 25% ligadas à compra de petróleo russo pela Índia seriam adicionadas às tarifas já existentes de 25%, já que o país não chegou a um acordo comercial com Washington.
Segundo fonte da Casa Branca ouvida pelo jornal britânico Financial Times, as importações indianas sujeitas às taxas enfrentarão tarifas totais de 50% a partir de 27 de agosto.
A Índia importava uma quantidade mínima de petróleo bruto marítimo russo antes da invasão à Ucrânia. Porém, tornou-se o maior comprador da commodity desde então.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores indiano, as importações de petróleo foram “baseadas em fatores de mercado e feitas com o objetivo geral de garantir a segurança energética de 1,4 bilhão de pessoas”, e as ações norte-americanas são “injustas, injustificadas e irracionais”.