Trump apoia proposta de Putin para Ucrânia ceder território em acordo de paz

Putin e Trump em reunião no Alasca

Após se reunir com o presidente russo Vladimir Putin, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou a líderes europeus que agora apoia a proposta de Moscou para um amplo acordo de paz que incluiria a cessão, pela Ucrânia, de áreas não ocupadas à Rússia, diz o New York Times.

A concessão contraria a posição histórica de Kiev e rompe com o objetivo de um cessar-fogo imediato que Trump havia defendido antes do encontro.

A mudança de postura favorece a Rússia nas negociações, que devem prosseguir na segunda-feira, quando o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky visitará a Casa Branca. O gesto também quebra o alinhamento que Trump mantinha com aliados europeus e com o próprio Zelensky na estratégia definida antes da cúpula EUA-Rússia no Alasca.

Segundo Zelensky, uma ligação telefônica feita por Trump poucas horas após o encontro ajudou a esclarecer alguns pontos. O líder ucraniano classificou a conversa, que contou com a participação de líderes europeus, como “longa e substantiva” e disse que tratou dos principais aspectos das discussões com Putin.

Ele confirmou a ida a Washington para “tratar de todos os detalhes para pôr fim às mortes e à guerra”.

A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, afirmou em comunicado que “a dura realidade é que a Rússia não pretende encerrar esta guerra tão cedo”, acusando Putin de prolongar as negociações sem se comprometer a parar a violência.

Ela acrescentou que “os EUA têm o poder de forçar a Rússia a negociar seriamente”, mas deixou claro que, na sua avaliação, isso não está acontecendo.

Artigo Anterior

Alckmin cobra ‘resposta rápida’ do Congresso em análise sobre pacote para enfrentar tarifaço

Próximo Artigo

Trump e Zelensky se encontram na Casa Branca na segunda para discutir saída da guerra

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!