Trump afirma que pedirá à Suprema Corte ‘decisão rápida’ sobre tarifas

O presidente Donald Trump confirmou nesta terça-feira 2 que solicitará à Suprema Corte que se pronuncie rapidamente depois que um tribunal de apelações federal determinou, na sexta-feira, que ele não tinha o poder de instaurar grande parte das tarifas aplicadas desde seu retorno à Casa Branca.

“Vamos levar à Suprema Corte, acreditamos que amanhã [quarta-feira], porque precisamos de uma decisão rápida”, disse Trump a jornalistas. Ele acrescentou que pedirá uma “decisão expedita” e advertiu que, “se as tarifas forem eliminadas”, os Estados Unidos poderiam “acabar sendo um país do terceiro mundo”.

Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos determinou na sexta-feira que grande parte das tarifas impostas por Trump são ilegais, confirmando uma decisão de um tribunal inferior e minando a ofensiva protecionista do presidente.

O caso se refere às tarifas globais, ou seja, aquelas que não afetam setores específicos, como por exemplo o automotivo, aço, alumínio ou cobre.

A decisão, adotada por maioria de 7 a 4, permite que as tarifas gerais permaneçam em vigor até meados de outubro.

Mas o veredicto representa um revés para o presidente, que desde que voltou à Casa Branca em janeiro tem imposto tarifas a seus parceiros comerciais que variam entre 10% e 50% como uma ferramenta de política econômica de amplo alcance.

Artigo Anterior

Publicada MP que abre crédito extraordinário para Plano Brasil Soberano

Próximo Artigo

Deputados do PT afirmam que julgamento de Bolsonaro é marco histórico para o Brasil

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!