O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retrocedeu nesta sexta-feira (9) e indicou que a China deveria abrir seu mercado para o mercado norte-americano e que tarifas de 80% sobre os produtos chineses parecem corretas. Atualmente, as tarifas sobre os produtos são de 145%.
Em uma postagem na rede social Truth Social, Trump afirmou ainda que seria muito bom para a China abrir seu mercado para os EUA, pois “mercados fechados não funcionam mais”.
Foi a primeira vez que o presidente norte-americano citou uma redução específica após os constantes tarifaços impostos ao tigre asiático, apesar de já ter indicado, em outras ocasiões, o desejo por uma trégua na guerra comercial entre as duas potências.
Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, e Jamieson Greer, negociador-chefe de comércio dos EUA, têm uma reunião com o czar econômico da China, He Lifeng, na Suíça. Pode ser a primeira ação para que ambos os países resolvam ou minimizem a disputa tarifária.
Trump iniciou o conflito com diversos países ao anunciar, no início de abril, novas tarifas sobre produtos importados para 180 países. Assim, produtos importados de determinados países chegaram a 50%.
Inicialmente, os produtos chineses seriam taxados em 34%. No entanto, a China não revidou e adiantou que “revidaria até o fim”.
LEIA TAMBÉM: