Trump acusa Israel de violar trégua com Irã e adverte contra novos ataques

Postagem de Trump mandando Israel não lançar bombas no Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou tanto Israel quanto o Irã de violarem a trégua que ele anunciou poucas horas antes. Falando com repórteres antes de partir para a cúpula da OTAN em Haia, Trump expressou sua insatisfação com os dois países, especialmente Israel, que, segundo ele, “descarregou” bombas imediatamente após concordar com o acordo de cessar-fogo.

“Não tenho certeza se fizeram isso intencionalmente. Não conseguiram controlar as pessoas”, disse Trump, referindo-se às ações de ambos os países.

Ele deixou claro que estava particularmente desapontado com Israel, que, segundo ele, “lançou uma carga de bombas como nunca vi antes”, logo após concordar com a trégua.

“Basicamente temos dois países que estão brigando há tanto tempo e de forma tão intensa que não sabem que porra estão fazendo.”

Trump fez uma advertência severa a Israel após o Ministério da Defesa israelense anunciar planos para “ataques intensos” em resposta a uma alegada violação do cessar-fogo por parte do Irã.

“ISRAEL. NÃO LANCE ESSAS BOMBAS”, escreveu Trump em sua conta no Truth Social. “SE O FIZER, SERÁ UMA VIOLAÇÃO GRAVE. TRAGA SEUS PILOTOS DE VOLTA, AGORA!”

As declarações de Trump ocorrem em um momento de tensões crescentes na região, com Israel e Irã se acusando mutuamente de violar a trégua e continuarem com ações militares, apesar do acordo. Os comentários do presidente dos EUA complicam ainda mais as já tensas relações entre os países envolvidos.

 

Artigo Anterior

Razão da disputa

Próximo Artigo

Governo do RS recebe verbas federais, mas não as usa para prevenir enchentes desde 2012

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!