Nesta terça-feira (03), o Sindicato dos Arquitetos, Economistas, Engenheiros, Estatísticos e Geólogos do governo federal (SINAEG) participou de um momento histórico para os servidores da Estrutura dos Cargos Específicos (ERCE). O presidente da Central dos Trabalhadores e TRabalhadoras do Brasil (CTB-DF) e do Sinaeg, Flauzino Antunes Neto, esteve presente na assinatura do Termo de Acordo de Reposição Salarial com o Governo Federal, representado pelo Secretário de Relações do Trabalho, Feijó, do Ministério da Gestão e Inovação no Serviço Público.

A cerimônia contou também com a presença de importantes entidades sindicais, como a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), a Condsef (Federação Nacional dos Servidores Públicos Federais) e a CUT, reforçando a união e força do movimento sindical.

A proposta do Governo, aprovada em assembleia realizada na semana passada pelo SINAEG, prevê um reajuste salarial parcelado a partir de janeiro de 2025 e abril de 2026. Esse aumento permitirá que a tabela salarial da categoria recupere os níveis de remuneração comparáveis a carreiras assemelhadas no momento da criação da ERCE em 2010, conforme a Lei 12.277.

Essa conquista é apenas a primeira etapa na luta pela reestruturação da carreira da ERCE, que busca torná-la verdadeiramente equivalente às carreiras de infraestrutura e desenvolvimento econômico. A próxima fase das negociações ocorrerá na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), conduzida pela Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI.

A vitória dos servidores da ERCE foi fruto de intensa mobilização, articulação institucional e engajamento ao sindicato. Parabéns a todos os envolvidos!

Informações: Sinaeg.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 04/07/2024