Triplica o número de casos de dengue por semana em Santa Catarina

O governo de Santa Catarina emitiu alerta para o aumento expressivo nos casos de dengue com a proximidade do verão. Nas últimas semanas, os casos saltaram de 150 para 450 por semana, e as condições climáticas, com temperaturas altas e chuvas frequentes, favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Esses fatores secundários se somam a destruição neoliberal da infraestrutura e da saúde pública.

Em 2024, o estado já registrou o maior número de casos de dengue na história, com 350.953 casos prováveis e 340 óbitos confirmados, sendo Joinville o município mais afetado, seguido por Blumenau, Itajaí, Jaraguá do Sul e Florianópolis.

Florianópolis aparece entre os cinco municípios mais atingidos, com 13.849 casos prováveis registrados até novembro de 2024. Durante o primeiro semestre, os números variaram entre 276 e 535 casos mensais, com maior incidência em abril. Apesar de os índices terem diminuído nos meses de inverno, a chegada do verão aumenta a preocupação com novos surtos da doença.

O culpa pela epidemia é o governo bolsonarista do estado, mas não apenas. Toda a direita neoliberal, que tomou de assalto o país em 2016 com o golpe contra a presidenta Dilma, é culpada pela epidemia de forma nacional. É preciso dar um calote na dívida pública e investir na população!

Artigo Anterior

Governo Zema avança privatização de prédios da UEMG

Próximo Artigo

Estudo indica baixa confiança da população no setor alimentício para envelhecer com qualidade

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!