Tribunal Regional Eleitoral anula a cassação do prefeito de Campinas, apoiador de Tarcísio

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo acolheu um recurso e decidiu, nesta terça-feira 17, reverter a cassação da candidatura e a inelegibilidade do prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos). O aliado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) conquistou a reeleição em outubro.

A primeira instância eleitoral havia cassado os registros de Saadi e de seu vice, Wanderley de Almeida (PSB), por abuso de poder político, no âmbito de uma ação de PT e PSOL.

A decisão original concluía que os dois se valeram de sua autoridade para utilizar recursos e bens públicos como instrumento de promoção pessoal e eleitoral, entre 16 e 25 de agosto.

Por unanimidade, porém, o TRE-SP acolheu parcialmente o recurso do prefeito e do vice. Para a relatora, Maria Cláudia Bedotti, as condutas praticadas não foram graves o suficiente para justificar a punição.

“A despeito da comprovação dos fatos que embasam a presente representação, eu entendo que o conjunto da obra não ostenta gravidade suficiente para caracterizar o uso abusivo do poder político em prejuízo da disputa eleitoral, seja sob o aspecto qualitativo, seja pelo aspecto quantitativo”, sustentou a juíza.

A Corte reconheceu, porém, ter havido utilização de locais públicos com acesso restrito para a realização de propaganda eleitoral e divulgação nas redes sociais.

Os juízes decidiram, então, manter as multas aplicadas ao prefeito, de 15.961,50 reais, e ao vice, de 5.230,50 reais.

Em nota, Dario Saadi afirmou que a Justiça “revogou qualquer tipo de dúvida” sobre o registro de sua candidatura. “A verdade sempre prevalece. Eleição se ganha no voto. No tapetão, não vale em lugar nenhum, muito menos aqui em Campinas.”

Artigo Anterior

Brasil prevê um superávit comercial de US$ 93,048 bilhões para 2025

Próximo Artigo

Homagemos a Celeste Caeiro, ícone da Revolução dos Cravos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!