O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) lançou nesta quarta-feira (10) o documentário “A Verdade das Urnas: Justiça Eleitoral no Combate à Desinformação”. Produzida em parceria pelas secretarias de Gestão da Informação e Documental e de Comunicação Social, a obra reúne depoimentos de magistrados e servidores que acompanharam os ataques à Justiça Eleitoral desde 2018 e busca preservar a memória institucional, além de enfrentar a desinformação sobre o sistema eletrônico de votação.
O lançamento coincidiu com os 80 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral, em 1945. Na abertura, o corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SP, desembargador José Antônio Encinas Manfré, ressaltou que o evento celebrava não apenas a tecnologia das urnas, mas também a história e o esforço coletivo que sustentam a democracia.
O diretor-geral Claucio Corrêa destacou que o filme registra o papel do tribunal no combate às fake news e reafirmação do processo democrático. Para o curador de memória institucional, José D’Amico Bauab, a produção funciona como “uma vacina eficaz” contra ataques à democracia.
Durante o evento, os responsáveis pela produção, Alessandra Kormann e Washington Assis, lembraram que a proposta foi unir experiência histórica e prática atual no enfrentamento à desinformação.
Também houve uma roda de conversa com autoridades que participaram do documentário, entre elas o ex-presidente do TRE-SP Paulo Galizia, o juiz Diogo Rais, a ex-secretária de Comunicação Eliana Passarelli e os secretários Daniel Forlivesi (Tecnologia da Informação) e Regina Rufino (Planejamento Estratégico e Eleições).
Regina destacou a mudança de postura da Justiça Eleitoral após os ataques de 2018, com foco na prevenção e no enfrentamento às notícias falsas. Forlivesi lembrou que a urna eletrônica não é conectada à internet e passa por auditorias antes, durante e depois das eleições. Já Rais classificou os ataques ao sistema como tentativas de fraude e não apenas de divulgação de mentiras.
No encerramento, Encinas Manfré reafirmou que a democracia é um esforço coletivo e que o tribunal segue preparado para novos desafios.
Os convidados, entre eles magistrados da Corte e do Tribunal de Justiça de São Paulo, também puderam visitar a exposição “Verdades Eletrônicas: Saiba Tudo sobre a Segurança da Urna”, reaberta no saguão do TRE-SP, que apresenta seis modelos de urnas e explica as mais de 30 camadas de segurança do sistema.
LEIA TAMBÉM: