A Petrobras, empresa estatal brasileira, anunciou a licitação internacional para aquisição de navio da classe Handy, com porte bruto entre 15 e 18 mil toneladas, para transporte de produtos do petróleo, como a gasolina. A previsão é que o estaleiro vencedor seja conhecido em dezembro.
A compra faz parte do programa de renovação e ampliação da frota do sistema Petrobras, que pode gerar novas oportunidades para a indústria naval brasileira. O programa prevê a construção de 16 navios de cabotagem até 2028.
As embarcações contemplam soluções que garantem maior eficiência energética e menor emissão de gases de efeito estufa, com o objetivo de atender às demandas de transporte de produtos.
O edital está publicado no portal Petronect e tem o formato de licitação internacional aberta, permitindo a participação de todos os estaleiros que atendam aos critérios técnicos e econômicos previstos. As empresas interessadas têm 90 dias para apresentar suas propostas.
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, disse que a licitação é um dia importante para a Transpetro e para o sistema Petrobras, pois marca a retomada dos investimentos em frota própria.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse que a licitação marca o início do programa de renovação e ampliação da frota da Transpetro, que visa atender prioritariamente à demanda por transporte de produtos.
Agência Brasil