Na noite de terça-feira (21), moradores de Niterói, no Rio de Janeiro, realizaram protestos em diversos pontos da cidade contra a falta de energia elétrica, com bloqueios e fogo nas vias. As manifestações ocorreram em locais como a Estrada da Garganta, Estrada da Cachoeira e Estrada Francisco da Cruz Nunes.
A Polícia Militar, por meio do 12º BPM, reprimiu as manifestações e desbloqueou as vias sem registrar prisões ou apreensões. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter os focos de incêndio, mas nenhuma ocorrência resultou em vítimas.
A Enel informou que o fornecimento de energia foi restabelecido nas áreas afetadas, como a Estrada da Cachoeira e a Estrada da Garganta, entre o fim da noite de terça-feira e o início da madrugada de quarta-feira (22).
A Enel cinicamente atribuiu a demora no restabelecimento ao alto índice de ligações clandestinas nas áreas afetadas. A verdade é que a imprensa é notória por um dos piores serviços do Brasil. Na cidade mais rica do País, São Paulo, o problema não são os gatos, mas sim as árvores ou a chuva.
O problema real é a privatização, a destruição da infraestrutura pelos monopólios que não investem nada no setor elétrico. Por isso é necessário estatizar todo o setor começando pela própria Eletrobrás.