Em uma assembleia ampla realizada nesta segunda(14), com forte participação da capital e do interior, a direção do Sintaema apresentou à categoria a proposta da empresa para o plano de saúde.

Leia também – Plano de Carreira | Sintaema se reúne com CETESB e alerta sobre riscos para os direitos

A proposta é fruto de intensa negociação, inclusive com a mediação da Justiça do Trabalho, é resultado da pressão e da resistência da categoria:

Confira os principais pontos da proposta:

Reajuste vinculado ao salário: a mensalidade do plano será reajustada conforme o índice de reajuste anual dos salários, por até 30 meses.
Isenção de coparticipação: uma cota anual de R$ 120 por vida (titular e dependentes) para cobrir exames simples e uma consulta.
Abrangência familiar: cobertura para cônjuges, companheiros(as), filhos(as) e tutelados(as) até 24 anos — e até 21 anos com exigência de comprovação de vínculo escolar.
Custeio compartilhado: a empresa arcará com até 80% do valor do plano básico, cabendo aos trabalhadores 20%. Com a coparticipação com exames simples e consultas médicas.
Opção de planos superiores: o(a) trabalhador(a) poderá optar por planos com cobertura superior, assumindo a diferença.
Cláusulas de proteção: empregados desligados sem justa causa poderão manter o plano, conforme regras da ANS.
Comitê de Gestão do Plano: será criado um comitê com representantes da empresa e do sindicato para fiscalizar e acompanhar a gestão do plano.

Mesmo com essa conquista parcial, a CETESB e o governo seguem sentados sobre a mesa de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho. Não dá mais para aceitar enrolação enquanto desmontam direitos e serviços públicos essenciais!

🏴 Estado de Greve mantido!
Diante do descaso do governo e da lentidão nas negociações, a categoria aprovou:

  • A proposta de plano de saúde;
  • A manutenção do Estado de Greve;
  • Nova assembleia no dia 16 de julho, 9h;

Greve marcada para o dia 17 de julho, caso não haja avanço no ACT!

⚖️ Jurídico presente e firme na luta!

O advogado João Renato, do Jurídico do Sintaema, também esteve na assembleia e reforçou o compromisso com a defesa da categoria. Ele tirou dúvidas dos(as) trabalhadores(as), atualizou informações sobre dúvidas em torno dos direitos da categoria:

📌 Quem tiver dúvidas ou se sentir lesado(a) deve procurar o Jurídico do Sindicato!

Os atendimentos ocorrem de forma presencial ou virtual, através do Aplicativo Zoom.

Consulte os horários do plantão de atendimento:
WhatsApp: (11) 98926-8843
Telefone: (11) 3329-2501
E-mail: [email protected]

✊ O Sintaema segue em luta para garantir direitos, dignidade e um Acordo Coletivo à altura da importância dos(as) trabalhadores(as) da CETESB!

Chega de enrolação! A resposta virá com luta!

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/07/2025