A Região Sul do Brasil se prepara para enfrentar uma nova frente fria, associada à formação de um ciclone extratropical no oceano. De acordo com a agência de meteorologia Climatempo, a mudança nas temperaturas começará a ser notada a partir da noite desta quarta-feira (21).
O ciclone intensificará os ventos em diversas áreas dos estados do Sul, com rajadas que podem variar entre 71 e 90 km/h em localidades como Chuí e Torres, no Rio Grande do Sul.
O alerta principal para hoje está nas regiões oeste e sul do Rio Grande do Sul, onde há risco elevado de temporais e ventos fortes. Nas demais áreas do estado, os ventos também serão intensos, com rajadas variando entre 51 e 70 km/h.
O clima se tornará ainda mais instável na quinta-feira (22), com alerta para temporais e possibilidade de granizo isolado em algumas áreas. Na região metropolitana de Porto Alegre e na Serra, a chuva será de intensidade moderada a forte ao longo do dia.
Em maio deste ano, o Estado enfrentou fortes chuvas que levaram o rio Guaíba a alcançar seu pico histórico de 5,35 metros, superando a marca anterior de 4,76 metros registrada em 1941. As enchentes resultaram em danos significativos, e as cidades gaúchas ainda estão em processo de recuperação. Não há previsão de que o atual evento climático vá reproduzir as condições extremas de maio.
Em Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, a previsão é de chuva intensa acompanhada de ventos fortes, com velocidades variando entre 71 e 90 km/h. Na faixa central do Paraná, os ventos devem soprar entre 51 e 70 km/h.
Os maiores acumulados de chuva para os próximos dias estão previstos para as regiões do oeste, campanha e sul do Rio Grande do Sul, bem como na faixa centro-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, onde os volumes podem ultrapassar 80 milímetros.
Em Curitiba (PR), as temperaturas devem se manter estáveis até sexta-feira, 23 de agosto, com mínimas entre 12ºC e 15ºC e máximas entre 25ºC e 31ºC. A Climatempo também indica que, no fim de semana, a região deve experimentar uma mudança brusca na temperatura, acompanhada de pancadas de chuva.