Rendimento do Tesouro americano recua após volatilidade recente.

O rendimento do título do Tesouro dos EUA com vencimento em 10 anos caiu cerca de 3 pontos-base nesta terça-feira (15), para 4,335%, após um período de forte oscilação no mercado de títulos públicos. Já o rendimento do título de 2 anos subiu 1 ponto-base, para 3,841%.

O que esses aumentos significam é claro: desvalorização do título do tesouro americano, pois o governo dos EUA precisa oferecer retorno maior aos investidores pelo mesmo título.

O movimento ocorre após uma semana de turbulência, que viu o rendimento do título de 10 anos disparar mais de 50 pontos-base. Apesar da pausa de 90 dias nas tarifas anunciada pelo presidente Donald Trump ter aliviado temporariamente os rendimentos, eles voltaram a subir, fechando acima de 4,5% na sexta-feira.

Preocupações com demanda internacional
Especialistas apontam que a venda maciça de títulos do Tesouro pode estar relacionada à redução de exposição por parte de grandes credores estrangeiros, como China e Japão. A China, segunda maior detentora estrangeira de títulos americanos, possui cerca de US$ 760 bilhões em papéis do Tesouro dos EUA.

Além disso, preocupações com o nível de endividamento dos EUA e liquidações por parte de fundos de hedge podem ter contribuído para a pressão nos rendimentos, segundo Felix Brill, do VP Bank.

Autores: Alex Harring, Lee Ying Shan
Fonte: CNBC
Data: 15 de abril de 2025

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 16/04/2025