Uma pesquisa Associated Press-NORC divulgada nesta quarta-feira 21 aponta que Tim Walz, vice de Kamala Harris, supera JD Vance, vice de Donald Trump, em aprovação popular. Ambos têm, contudo, o desafio de se tornarem mais conhecidos do eleitorado até o pleito presidencial nos Estados Unidos, em 5 de novembro.
Segundo o levantamento, 36% dos adultos americanos têm uma visão favorável de Walz, enquanto 27% expressam uma opinião favorável sobre Vance. Enquanto isso, 25% têm uma visão desfavorável do democrata, índice que chega a 44% no caso do republicano.
Entre seus respectivos partidários, os dois ostentam bons números, enquanto no eleitorado independente há uma ligeira vantagem para Walz. Apesar disso, 4 em cada 10 americanos não conhecem Walz o suficiente para formar uma opinião sobre ele – no caso de Vance, são 3 em cada 10.
Considerando os democratas, 6 em cada 10 têm uma opinião favorável sobre Walz. É o mesmo resultado de Vance entre os republicanos.
A campanha de Trump tenta colar em Kamala a pecha de “socialista”, o que não condiz com sua trajetória. A escolha da democrata por Tim Walz, governador de Minnesota, é parte do esforço para desconstruir essas alegações de republicanos.
Aos 60 anos, Walz vem do meio-oeste e foi professor do ensino médio e técnico de futebol em Nebraska. Na noite desta quarta, ele aceitará oficialmente a indicação para ser candidato a vice-presidente durante a Convenção Nacional Democrata. Kamala Harris, por sua vez, participará do evento na quinta 22.