O TikTok planeja derrubar o aplicativo nos Estados Unidos a partir de domingo (19), data em que uma proibição federal poderá entrar em vigor. A decisão é diferente do que foi determinado pelo governo do país, que vai apenas impedir novos downloads e permitir que usuários atuais continuem na plataforma.
Segundo a agência de notícias Reuters e o jornal americano de negócios The Information, a chinesa ByteDance, que controla a plataforma, quer fechar o acesso ao TikTok para todos os usuários americanos na data.
O plano da rede social também inclui enviar uma mensagem pop-up a usuários que tentem acessar o aplicativo e direcioná-los a um site com informações detalhadas sobre o banimento da plataforma nos Estados Unidos.
A empresa também pretende disponibilizar um recurso que permita aos usuários fazer o download de todos seus dados pessoais no TikTok antes que ele fique inacessível.
Em abril de 2024, o presidente Joe Biden sancionou uma lei que prevê a venda do TikTok a uma empresa americana até 19 de janeiro de 2025. Se a transação não for realizada até o prazo estipulado, a rede social será proibida no país.
A Suprema Corte tem analisado um recurso da ByteDance contra o banimento da plataforma. Cerca de 170 milhões de americanos usam o TikTok e a empresa chinesa busca ao menos um adiamento na implementação da lei.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line