
O TikTok enviou uma carta oficial ao governo brasileiro manifestando disposição para dialogar sobre sua atuação no país. A iniciativa ocorreu após as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, durante encontro com o presidente da China, Xi Jinping, sobre a necessidade de regulamentar redes sociais no Brasil. Com informações da Folha de S.Paulo.
Durante a visita à China, o chefe do governo brasileiro defendeu publicamente a regulamentação das plataformas digitais, incluindo o TikTok. O petista mencionou a importância de discutir o papel das redes sociais, principalmente diante de conteúdos nocivos que afetam crianças e mulheres brasileiras.
A manifestação do TikTok foi enviada por e-mail ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). O ministro Mauro Vieira já informou o presidente sobre a mensagem da plataforma. A carta foi resultado de um alerta feito pela filial brasileira da empresa à sede global, localizada na China.
Caso de criança morta em desafio no TikTok é citado por Janja
Segundo relatos, o casal presidencial trouxe à tona o tema durante um jantar oficial oferecido por Xi Jinping. Janja relatou ao líder chinês o caso da menina Sarah Raíssa Pereira, de 8 anos, que faleceu no Distrito Federal após participar do “desafio do desodorante”, uma prática disseminada no TikTok. A criança inalou gás de desodorante aerossol e sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Após a repercussão, o site g1 publicou que a primeira-dama teria causado “climão” ao abordar o tema no encontro diplomático, gerando desconforto. O chefe do governo, no entanto, negou qualquer tensão e afirmou, em entrevista antes de retornar ao Brasil, que a iniciativa de levantar a questão partiu dele.

“Perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança dele para a gente discutir a questão digital, e sobretudo o TikTok”, disse Lula.
O presidente brasileiro ainda reforçou que Xi Jinping respondeu de forma compreensiva, reconhecendo o direito do Brasil de regulamentar as plataformas digitais.
Governo brasileiro planeja avançar na regulamentação das redes sociais
Durante o jantar, também estavam presentes o deputado federal Elmar Nascimento (União) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União). Para Lula, a presença de parlamentares reforça a urgência da discussão.
“Ainda bem que estava o [deputado federal] Elmar [Nascimento] e o [presidente do Senado] Davi [Alcolumbre] [no jantar] porque nós temos que regulamentar [a atuação das plataformas]. Não é possível a gente continuar, sabe, com as redes digitais cometendo os absurdos que cometem e a gente não ter a capacidade de fazer uma regulamentação”, declarou o presidente.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line