Um dos jornais mais lidos do mundo o “The New York Times“, divulgou uma lista com os melhores filmes de 2024 e nele consta o documentário brasileiro “Retratos Fantasmas”, do diretor Kleber Mendonça Filho.

O filme foi o indicado brasileiro para a disputa do último Oscar, porém não avançou nas classificatórias. A lista feita pelo jornal dos Estados Unidos coloca o filme de Mendonça, diretor de Bacurau e Aquarius, ao lado de longas-metragens de Francis Ford Coppola, com Megalopolis, e Agnieszka Holland, com Borda Verde (Green border).

Em ‘Retratos Fantasmas’ o centro do Recife (PE) tem sua história contada por meio de suas salas de cinema, responsáveis pela metamorfose da cidade e por ditar comportamentos.

Leia mais: A crítica de Celso Marconi a Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça

A crítica Manohla Dargis, uma das responsáveis pela listagem, classificou o documentário brasileiro como “emocionante, formalmente vibrante e intelectualmente estimulante”.

Confira a lista completa divulgada pelo jornal:

1. Tudo que imaginamos como luz, de Payal Kapadia (Índia);
2. Ernie Gehr: Mechanical Magic, de Ernie Gehr (EUA);
3. A verdadeira dor (A real pain), de Jesse Eisenberg (EUA);
4. Não esperes demasiado do fim do mundo (Do not expect too much from the end of the world), de Radu Jude (Romênia);
5. Dahomey, de Mati Diop (França);
6. Retratos fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Brasil)
7. Furiosa: uma saga Mad Max, de George Miller (EUA);
8. Megalopolis, de Francis Ford Coppola (EUA);
9. Borda verde (Green border), de Agnieszka Holland (Polônia);
10. Here, de Bas Devos (Bélgica).

    Nas suas redes, o diretor celebrou a menção ao filme: “Muitos cineastas na lista que eu respeito. Um filme que se passa num apartamento e no centro do Recife. Um filme sobre amor que continua recebendo muito amor.”

    O longa-metragem ‘Retratos Fantasmas’ pode ser visto na Netflix ou alugado em outras plataformas de streaming. Para quem sentiu falta na lista de Ainda Estou Aqui, que representa o Brasil no Oscar 2025, saiba que o filme ainda não estreou nos Estados Unidos.

    Categorized in:

    Governo Lula,

    Last Update: 10/12/2024