Boato – Arnaldo Jabor escreveu um texto criticando o Carnaval e perguntando “tá rindo de quê?”.
Análise
Com a chegada do Carnaval de 2025, um texto crítico à festa voltou a circular nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. A publicação, atribuída ao jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, apresenta uma visão negativa sobre a folia e questiona a alegria dos foliões em meio a problemas sociais e políticos do país.
O texto sugere que o Carnaval seria uma ferramenta para distrair a população dos problemas enfrentados diariamente, enquanto políticos se aproveitam da situação. A mensagem questiona a razão da alegria dos brasileiros e faz críticas à forma como homens e mulheres se comportam durante o evento. Leia:
Ainda o Carnaval! Este Arnaldo Jabor é Perfeito!!! Jamais vou entender este fenômeno chamado, Carnaval. Um povo sofrido, roubado, explorado, muitas vezes sem perspectivas, de uma hora pra outra, explode numa alegria sem motivo…sem limites, sem pudor. Homens que até sexta feira, trabalharam de terno e gravata, no sábado vão para as ruas, maquiados, vestidos de mulher, sutien por cima de peitos peludos, braços e pernas cabeludas, numa imitação grotesca e sem sentido do sexo feminino. Mulheres que se matam em trabalhos, muitas vezes degradantes e mal remunerados…sofrem nas filas de hospitais e creches, aparecem na passarela, cobertas de brilho e rebolando, como se não houvesse o amanhã.
Os canalhas no poder, adoram esta orgia sem sentido, porque pelo menos por alguns dias, o povo está olhando pro outro lado, enquanto eles continuam sugando cada gota de sangue e cada centavo que puderem roubar. As ruas estão tomadas de foliões urrando de alegria…e eu me pergunto: VOCÊ ESTÁ ALEGRE PORQUÊ, OTÁRIO ??? Sua vida melhorou de ontem pra hoje? Seu salário aumentou? Seu filho entrou numa boa escola? Se você cair de um trio elétrico e quebrar a cabeça, vão te levar para um bom hospital? Você terá água em casa, pra tomar banho, quando voltar da gandaia?
Então me explica, seu trouxa…TA RINDO DE QUE??? Você irá pra rua com esta mesma vontade, pra protestar contra esta roubalheira absurda, que está destruindo a vc e ao nosso país? Por estas e outras que os governantes adoram Carnaval e eu jamais vou entender porque nosso povo é tão alienado. Arnaldo Jabor
Checagem
Agora que apresentamos o conteúdo que circula online, vamos verificar três pontos principais: 1) Arnaldo Jabor escreveu um texto criticando o Carnaval e perguntando “tá rindo de quê”? 2) De quem é o texto que critica o Carnaval e pergunta “tá rindo de quê”? 3) O que mudou com Arnaldo Jabor e na situação desde e última vez que desmentimos o texto?
Arnaldo Jabor escreveu um texto criticando o Carnaval e perguntando “tá rindo de quê”?
Não. O texto não foi escrito por Arnaldo Jabor. Esse boato já foi desmentido em outras ocasiões, incluindo em 2017 e 2020. Em nenhuma dessas ocasiões foi encontrada qualquer evidência de que o jornalista tenha escrito ou falado algo parecido.
Além disso, o próprio Jabor já demonstrou simpatia pelo Carnaval em alguns de seus textos e comentários. Em uma de suas análises sobre o tema, ele afirmou que “é melhor entender o Brasil por meio do Carnaval do que ver a festa como um desvio da razão”.
De quem é o texto que critica o Carnaval e pergunta “tá rindo de quê”?
O texto original foi publicado pelo “Jornal Cidades da Serra”, um veículo de comunicação de Bento Gonçalves (RS). A autoria da publicação pertence ao editor do jornal e não a Arnaldo Jabor. Com o tempo, o conteúdo foi alterado e a assinatura do jornalista foi adicionada indevidamente.
O que mudou com Arnaldo Jabor e na situação desde a última vez que desmentimos o texto?
Desde que o boato foi desmentido pela última vez, um fator relevante ocorreu: a morte de Arnaldo Jabor. O jornalista faleceu em 2022, conforme noticiado por portais como o G1. Isso significa que, mesmo que houvesse dúvidas no passado, agora está ainda mais evidente que o texto não poderia ter sido escrito por ele.
Conclusão
O texto crítico ao Carnaval que está circulando novamente nas redes sociais não foi escrito por Arnaldo Jabor. O conteúdo tem origem em uma publicação de um jornal regional e, posteriormente, foi modificado e atribuído ao jornalista. Além disso, Jabor já demonstrou simpatia pela festa em outros momentos e, desde a última vez que o boato circulou, ele faleceu, reforçando a impossibilidade da autoria.
Fake news ❌
Rodapé Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)