Boato – Drauzio Varella seria autor de texto sobre velhice, felicidade e solidão.

Análise

Um texto longo vem sendo atribuído ao médico Drauzio Varella em redes sociais e grupos de WhatsApp. A publicação, intitulada “Reflexões do oncologista brasileiro Drauzio Varella”, lista uma série de pensamentos sobre a velhice, solidão e conselhos de comportamento. Há também menção a William Shakespeare e uma espécie de teste final que pede o compartilhamento da mensagem com outros contatos.

Com frases como “a quarta idade começa aos 80 anos” e “não perca o controle da sua vida”, o conteúdo apela ao lado emocional do leitor, promovendo reflexões genéricas de autoajuda e incentivando o repasse da mensagem. Abaixo, veja o texto que circula:

# Reflexões do oncologista brasileiro Drauzio Varela 1. A terceira idade da vida começa oficialmente aos 60 anos e espera-se que termine aos 80. 2. A quarta idade, ou velhice, começa aos 80 anos e termina aos 90. 3. A longevidade começa aos 90 anos e termina após a morte. 4. O principal problema de uma pessoa idosa é a solidão. Frequentemente, os cônjuges não envelhecem juntos, alguém sempre vai primeiro. Um viúvo ou viúva se torna um fardo para sua família. Por isso, é tão importante não perder o contato com amigos, se reunir e se comunicar com frequência, para não ser um fardo para os filhos e netos, que provavelmente nunca dirão isso.

5. Minha recomendação pessoal é não perder o controle da sua vida. Isso significa decidir quando e com quem sair, o que comer, como se vestir, a quem ligar, a que hora dormir, o que ler, com o que se divertir, o que comprar, onde morar, etc. Porque se você não pode fazer todas essas coisas livremente e por conta própria, você se tornará uma pessoa insuportável que será um fardo para a vida dos outros. William Shakespeare disse: “Sempre se sinta feliz!” Você sabe por quê? Porque não espero nada de ninguém. A espera sempre é agonizante. Os problemas não são eternos, sempre têm uma solução. Acredita-se que somos culpados pelos nossos problemas. O único para o que não há cura é a morte.

Antes de reagir… inspire profundamente; Antes de falar… escute; Antes de criticar… olhe para si mesmo; Antes de escrever… pense com cuidado; Antes de atacar… renda-se; Antes de morrer… viva a vida mais linda que puder!!! A melhor relação não é com a pessoa perfeita, mas com alguém que aprendeu e está aprendendo a viver de forma tão interessante e bonita quanto possível. Observe as deficiências das outras pessoas… mas também admire e elogie suas virtudes.

Se você quer ser feliz, tem que fazer alguém feliz. Se você quer algo, primeiro deve dar algo de si mesmo. Você precisa se rodear de pessoas boas, amigáveis e interessantes e ser um deles. Lembre-se: Nos momentos difíceis, mesmo com lágrimas nos olhos, levante-se e diga com um sorriso: “tudo está bem, porque somos frutos de um processo evolutivo”. Pequeno teste: Se você não reenviar esta mensagem para ninguém, então você é uma pessoa infeliz e solitária que não tem amigos. Envie esta mensagem às pessoas que você valoriza e nunca esquecerá!

Checagem

Mensagens atribuídas a Drauzio Varella circulam há anos na internet e já foram questionadas quanto à veracidade. E mais uma vez, estamos diante de um texto falso. Neste caso, vamos responder: 1) Drauzio Varella escreveu texto sobre terceira, quarta idade e longevidade? 2) De quem é o texto atribuído a Drauzio Varella? 3) As informações contidas no texto estão corretas?

Drauzio Varella escreveu texto sobre terceira, quarta idade e longevidade?

Não. Não há qualquer registro oficial de autoria de Drauzio Varella sobre o texto que circula. A mensagem é uma corrente genérica de autoajuda e não está publicada em nenhum dos canais mantidos pelo médico.

O estilo do texto também difere de seus escritos habituais, que são mais objetivos, técnicos e com base em evidências. Embora ele tenha publicado um artigo sobre envelhecimento em 2016, o conteúdo compartilhado em redes sociais não faz parte do seu repertório de textos.

De quem é o texto atribuído a Drauzio Varella?

Não há autoria confirmada para o texto. É comum em correntes como essa que nomes de figuras públicas reconhecidas — como médicos, escritores ou cientistas — sejam usados para conferir mais credibilidade à mensagem.

Nesse caso, trechos do texto foram também atribuídos falsamente a William Shakespeare como desmentimos neste artigo de checagem.

As informações contidas no texto estão corretas?

Embora algumas reflexões possam até parecer razoáveis do ponto de vista motivacional, o texto contém afirmações generalistas e não baseadas em evidências científicas. Termos como “terceira idade”, “quarta idade” e “longevidade” são usados de forma subjetiva e sem padronização.

Além disso, conceitos como “ser um fardo para a família” e “controle total da vida” ignoram questões de saúde mental, sociais e familiares complexas. O texto é um típico conteúdo de autoajuda emocional, com pouca ou nenhuma fundamentação técnica.

Conclusão

O texto atribuído ao médico Drauzio Varella sobre terceira idade e longevidade é falso. Não há qualquer comprovação de que ele seja o autor do conteúdo que circula nas redes sociais. Trata-se de uma corrente de autoajuda que mistura reflexões vagas com falsas atribuições para ganhar credibilidade junto aos leitores.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 02/07/2025