Elon Musk dentro de um carro Tesla. Foto: reprodução

O jornal The Wall Street Journal divulgou que o conselho de administração da Tesla teria iniciado um processo sigiloso para encontrar um substituto para Elon Musk no cargo de CEO, após uma queda expressiva nos lucros e nas ações da montadora em 2025. Segundo a publicação, o conselho teria entrado em contato com empresas de recrutamento e solicitado que Musk dedicasse mais tempo à Tesla — inclusive, pedindo que ele fizesse isso publicamente.

A declaração veio dias depois de a Tesla registrar uma queda de 71% no lucro líquido no primeiro trimestre do ano. Em 22 de abril, durante a divulgação dos resultados, Musk afirmou: “Provavelmente no próximo mês, em maio, meu tempo dedicado ao Doge cairá significativamente.” O Doge (Departamento de Eficiência Governamental) é um órgão do governo dos EUA focado em cortes de gastos, onde Musk vinha atuando com destaque.

O presidente Donald Trump também comentou o possível afastamento de Musk do governo. Durante reunião de gabinete, afirmou: “Você é bem-vindo a ficar pelo tempo que quiser. Mas, em algum momento, acho que ele quer voltar para casa, para seus carros.” Apesar do tom amistoso, a fala foi interpretada como um gesto de despedida ao bilionário.

Elon Musk, por sua vez, elogiou a equipe de Trump na mesma reunião e indicou que sua saída do governo pode estar próxima. “Foi uma honra trabalhar com seu incrível gabinete. Eu gostaria apenas de agradecer a todos. Foi uma honra trabalhar com vocês, então obrigado por tudo”, disse o empresário. Ele também ironizou os protestos contra suas empresas, usando dois bonés — um com a marca do Doge e outro com a inscrição “Gulf of America”.

Elon Musk e Donald Trump em conversa com jornalistas no Salão Oval. Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Em resposta à reportagem do Wall Street Journal, a presidente do conselho da Tesla, Robyn Denholm, negou veementemente a existência de qualquer processo de sucessão em andamento. “Isso é absolutamente falso”, escreveu no perfil oficial da Tesla no X (antigo Twitter). “O CEO da Tesla é Elon Musk e o conselho está altamente confiante em sua capacidade de continuar executando o empolgante plano de crescimento à frente.”

Mesmo com a negativa, a montadora enfrenta um cenário conturbado: o lucro despencou, as ações caíram mais de 30% só em 2025, e o valor de mercado da empresa já encolheu em US$ 800 bilhões. Além disso, a aproximação de Musk com políticos da extrema-direita e sua atuação no governo Trump provocaram protestos em diversos países, o que ampliou a pressão sobre sua permanência no comando da Tesla.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/05/2025