Pelo menos 95 pessoas morreram e 130 ficaram feridas após um forte terremoto que atingiu a região dos Himalaias no Tibete nesta terça-feira 7 (ainda madrugada de segunda-feira 6 no Brasil). O tremor foi sentido também no Nepal.

O número de vítimas no Tibete foi contabilizado pela agência estatal chinesa de notícias Xinhua. Inicialmente, foi informado que havia 53 vítimas.

Tremores foram sentidos também na capital do Nepal, Katmandu, pouco antes do amanhecer nesta terça, segundo um repórter da AFP. Segundo informações oficiais, um sismo de magnitude 7,1 foi registrado em uma região remota do Himalaia, perto do Monte Everest.

Segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o epicentro do tremor foi registrado na China, mas balançou edifícios em Katmandu, que fica a mais de 200 quilômetros de distância, e as autoridades nepalesas informaram que ainda estão avaliando os danos.

As áreas do entorno de Lobuche no Nepal, nas montanhas mais altas próximas do Monte Everest, também foram sacudidas pelos tremores e suas réplicas.

“O tremor aqui foi muito forte, todos estão acordados, mas ainda não temos informações sobre danos”, afirmou o funcionário governamental Jagat Prasad Bhusal na região de Namche, que fica muito próxima ao Everest.

O Nepal está situado sobre uma falha geológica onde a placa tectônica indiana pressiona a placa euroasiática, razão pela qual ocorrem terremotos frequentes.

Em 2015, quase 9 mil pessoas morreram e mais de 22 mil ficaram feridas por um terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o Nepal e destruiu mais de meio milhão residências.

Com informações da AFP.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/01/2025