Terremoto de magnitude 7 sacode a costa sul do Peru

Um terremoto de magnitude 7 foi registrado na costa sul do País Andino, no departamento de Arequipa, sem que as autoridades tenham reportado vítimas ou danos, segundo o Instituto Geofísico do País Andino.

O terremoto ocorreu a uma profundidade de 42 km por volta das 00h36 locais (02h36 em Brasília), a pouco mais de 8 km da costa de Caravelí, 780 km ao sul de Lima.

O USGS atribuiu ao terremoto uma magnitude de 7,2, descartando um tsunami.

A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha emitiu inicialmente um alerta de tsunami, depois levantado pelas autoridades do País Andino.

O tremor foi sentido em Lima e em grande parte da costa sul e central do País Andino.

A 41 km do epicentro fica a cidade de Chala, com cerca de 10.000 habitantes, e também de Yauca, com 2.000 pessoas.

O prefeito de Yauca, Juan Aranguren, declarou à rádio que “muros de algumas casas caíram” e que a rodovia Pan-Americana, que passa pela região, sofreu rachaduras.

“Crianças choravam, o terremoto foi forte”, disse um morador.

“Desejo transmitir tranquilidade. O terremoto passou, estamos fazendo as primeiras avaliações e até agora não há vítimas fatais”, disse o chefe de gabinete Gustavo Adrianzén, em nome do governo.

“Descartamos qualquer alerta de tsunami”, afirmou.

O diretor do IGP, Hernando Tavera, destacou que “uma movimentação intensa do solo fez com que a população abandonasse suas casas”.

Ele esclareceu que o alerta de tsunami emitido minutos depois do sismo foi uma medida preventiva, já que o epicentro ocorreu no mar.

A Defesa Civil e o governo acionaram seus planos de emergência, realizando o monitoramento correspondente para avaliar os danos e determinar as ações a serem tomadas.

O País Andino, com cerca de 33 milhões de habitantes, está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, que se estende ao longo da costa oeste da América e do leste da Ásia.

Estas regiões sofrem a maior atividade sísmica do mundo, com pelo menos cem tremores perceptíveis à população por ano.

Artigo Anterior

Um morto e oito feridos após teto desabar no aeroporto de Nova Délhi

Próximo Artigo

Executivos da Americanas manipularam preços no mercado para embasar fraudes, diz MPF

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!