A final por equipes da ginástica artística feminina, com participação do Brasil, é um dos grandes destaques desta terça-feira 30 nos Jogos Olímpicos de Paris. A programação do dia prevê ainda a decisão das medalhas no surfe masculino e feminino.
O dia começa bem cedo: o triatlo masculino tem início marcado para 3h da manhã. O Brasil será representado por Miguel Hidalgo e Manoel Messias. A prova, porém, é cercada por incerteza diante da qualidade da água do rio Sena. As duas sessões de treinos foram canceladas pois não havia condições para banho.
A natação tem mais um dia cheio, com etapas eliminatórias a partir das 6h e finais a partir de 15h56. Destaque para as eliminatórias dos 100 metros livre masculino, que têm dois representantes brasileiros: Marcelo Chierighini e Guilherme Caribé.
No judô, as disputas começam às 5h. Ketleyn Quadros, medalhista de bronze em Pequim 2008, é a representante brasileira na disputa da categoria até 63 quilos feminino. Entre os homens, Guilherme Schimidt representa o país nas disputas masculinas do dia (categoria até 81 quilos).
A segunda rodada do vôlei de praia tem um dia cheio para os brasileiros. Logo às 7h, André e George enfrentam uma dupla de Cuba. Às 11h, Carol e Bárbara jogam contra as atletas da Lituânia. E, às 16h, Ana Patrícia e Duda encaram o time da Espanha. Até aqui, as duplas do Brasil venceram todas as partidas no vôlei de praia.
A grande final da ginástica artística por equipes tem início marcado para 13h15. O Brasil está na briga por medalha. Na fase eliminatória, o time que conta com a estrela Rebeca Andrade ficou na quarta posição, com pontuação bem próxima às de China e Itália (segunda e terceira colocadas).
No surfe, a previsão é de encerramento das competições ainda nesta terça. As disputas começam às 14h, com as quartas de final masculinas, e seguem até o fim do dia – a final feminina, último confronto previsto, começa às 23h15.
A equipe brasileira de handebol feminino tem um confronto muito complicado contra as francesas, às 14h. O Brasil estreou com vitória contra a Espanha, mas sofreu uma dolorosa derrota para a Hungria no segundo jogo.
No basquete masculino, o Brasil volta à quadra em mais uma partida muito difícil. Depois de perder para a França na estreia, a equipe brasileira tem pela frente a Alemanha, campeã mundial em 2023. O jogo começa às 16h.