As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde a manhã desta quinta-feira (16) já provocaram estragos no estado, como alagamentos em ruas e rodovias, deslizamentos e moradores desabrigados.
Diversos setores das cidades de Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Itapema e Camboriú foram afetados.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, com risco de alagamentos e transbordamento de rios.
Até as 16h, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina registrava 123 ocorrências relacionadas às chuvas em todas as oito cidades. Há casos de resgate de vítimas ilhadas, incluindo animais, desobstrução de vias e pequenos deslizamentos.
Em cidades como Tijucas, Camboriú e Balneário Camboriú, os volumes de chuva já ultrapassaram 180 milímetros, enquanto Itajaí registrou 150 milímetros. Segundo dados da Defesa Civil do estado, o número representa 70% da chuva esperada para todo o mês de janeiro.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o caos provocado pela chuva em Santa Catarina. “O aviso do prefeito veio tarde demais e Florianópolis vive o caos! Por favor, evite sair de casa”, escreveu a vereadora Carla Ayres (PT-SC) em uma publicação no Instagram.
Ver essa foto no Instagram