Com o aumento no custo de vida e a pressão sobre o orçamento familiar, cresce o número de brasileiros que veem no empreendedorismo uma alternativa para ampliar a renda. Segundo pesquisa da OnlineCurrículo, 33% da população pretende abrir um negócio até 2030 com a meta de atingir uma renda mensal superior a 10 mil reais.
Entre os jovens, o movimento é ainda mais intenso. Um levantamento da Unifesp com o Instituto Ideia mostra que três em cada dez brasileiros com até 27 anos têm o empreendedorismo como maior objetivo profissional.
Diante disso, ferramentas digitais ganham espaço como aliadas na construção de negócios mais eficientes. Elas oferecem soluções para diferentes etapas da jornada empreendedora, desde a criação de um projeto até a venda.
Rubens Campos, CEO da Espaço Smart, destaca que “o uso de plataformas digitais permite entender o comportamento do consumidor, personalizar abordagens e otimizar processos, o que impacta diretamente nas vendas”.
Estar conectado às ferramentas certas pode ser o diferencial para vender mais, crescer com eficiência e manter a competitividade no mercado.
A seguir, confira cinco plataformas que se destacam em 2025 por apoiar o desenvolvimento de novos negócios em segmentos variados.
1) Studio Smart
A primeira solução é o Studio Smart, da Espaço Smart, ecossistema especializado em construção com Steel Frame. Essa tecnologia substitui materiais tradicionais por estruturas de aço galvanizado pré-moldadas, o que reduz resíduos e acelera as obras.
Por meio da plataforma, o arquiteto pode transformar seu projeto em alvenaria para o modelo Steel Frame e ser remunerado por isso. Além disso, é possível acompanhar a execução da obra em um ambiente digital e acessar conteúdos técnicos como vídeo aulas, manuais e lives com especialistas.
A Espaço Smart também oferece salas de reunião em todo o país e treinamentos certificados pelo Senai. Segundo Fernando Scheffer, diretor de marketing da empresa, “o Studio Smart ajuda profissionais a entrar em um mercado em crescimento e vender mais com projetos diferenciados”.
2) 77Sol
Outra opção é a 77Sol, plataforma gratuita voltada para integradores solares. Ela conecta profissionais especializados a clientes interessados em instalar sistemas de energia solar, especialmente em residências e pequenos negócios.
A ferramenta reúne soluções de cotação de equipamentos, elaboração de propostas e acesso a crédito. Além disso, oferece capacitação para profissionais que ainda não têm formação na área.
De acordo com Luca Milani, CEO da 77Sol, “reduzimos o tempo de uma proposta que antes levava semanas para apenas alguns minutos”. A plataforma opera com modelo SaaS e contribui para expandir o mercado fotovoltaico no Brasil.
3) Mission Brasil
O Mission Brasil atua como plataforma de serviços recompensados com alcance nacional. Ela conecta empresas a pessoas dispostas a realizar tarefas como shopper, cliente oculto, pesquisa de mercado e reposição de produtos. Atualmente, são mais de 1 milhão de usuários em 5 mil municípios do país. A proposta é democratizar o acesso à renda extra. Para participar, basta ter um celular com acesso à internet.
Segundo Thales Zanussi, CEO e fundador, a tecnologia é essencial para garantir qualidade e escala. “O principal propósito do Mission é permitir que qualquer pessoa consiga gerar renda de forma simples e rápida”, afirma.
4) SocialSoul
A plataforma SocialSoul by Lomadee, parte do ecossistema A&EIGHT, é referência em marketing de afiliados no Brasil. Por meio dela, qualquer pessoa pode divulgar links de produtos nas redes sociais e receber comissão por vendas realizadas.
Segundo Hugo Alvarenga, co-CEO da A&EIGHT, esse modelo permite um aumento de até 30% na renda dos afiliados. As empresas também se beneficiam, com retorno sobre investimento (ROI) que pode chegar a 1.500%.
O setor de varejo lidera a receita do mercado de afiliados, que cresceu 8% em número de participantes em 2023, segundo a Admitad.
5) Clicksign
Por fim, a Clicksign oferece uma solução de assinatura eletrônica que elimina a necessidade de documentos impressos. A ferramenta permite assinar contratos em menos de um minuto com qualquer dispositivo conectado à internet. Isso reduz custos, aumenta a segurança jurídica e acelera o fechamento de negócios.
De acordo com Michael Bernstein, cofundador da Clicksign, a pandemia acelerou a digitalização nas empresas e impulsionou o uso de ferramentas como essa. Além disso, uma pesquisa da IDC Brasil revela que 39,8% das empresas querem investir em tecnologia para aumentar a produtividade em 2025.