Taxa de inflação nos EUA registra declínio para 2,9% no mês de julho

A taxa de inflação nos Estados Unidos caiu para 2,9% em julho, o seu nível mais baixo desde março de 2021, segundo dados do Departamento do Trabalho, o que é um sinal positivo para o Federal Reserve baixar suas taxas de juros.

O índice IPC ficou ligeiramente abaixo da média dos economistas consultados.

Os preços aumentaram 0,2% na comparação mensal com junho, quando eram de 0,1%. Esta tendência corresponde às expectativas dos analistas.

A inflação subjacente foi de 3,2% na comparação anual, também de acordo com as expectativas do mercado.

A diminuição da inflação deve-se sobretudo à queda dos preços dos veículos, novos e usados, e, em menor medida, do vestuário e dos combustíveis.

Os serviços, excluindo a energia, aumentaram na comparação mensal: 0,3% em julho ante 0,1% em junho.

A tendência de aumento dos preços indica que o objetivo de longo prazo de 2% em termos anuais estabelecido pelo Federal Reserve poderia ser alcançado.

O Federal Reserve se recusa a reduzir as taxas de juros, por considerar que ainda não dispõe de dados que demonstrem que este objetivo será alcançável e sustentável a longo prazo.

Os Estados Unidos registraram um pico de inflação de 9,5% em termos homólogos em junho de 2022, após a reabertura da economia global após a pandemia de covid-19.

O Federal Reserve respondeu aumentando as taxas de juros, que subiram para um intervalo entre 5,25% e 5,50%, o seu nível mais alto desde o início do século.

Artigo Anterior

Operação contra grupo de apoiantes do presidente é realizada pela Polícia Federal, resultando na prisão de Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos

Próximo Artigo

Alerta! Alemanha lança ordem de captura para cidadão ucraniano suspeito de ataques ao sistema de transporte de gás Nord Stream

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!