
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na terça-feira (13), o reajuste de 5% no salário do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Com a mudança, o vencimento bruto mensal do chefe do Executivo paulista passará de R$ 34.572,89 para R$ 36.301,53 a partir de junho deste ano, tornando-se o quinto maior entre os governadores estaduais do país.
Inicialmente, a proposta apresentada no fim de 2024 previa um aumento de 9,68% para o alto escalão do governo, incluindo o governador, vice-governador e secretários. O texto, um substitutivo de autoria do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), acabou sendo modificado por meio de uma emenda que limitou o reajuste ao mesmo percentual concedido aos demais servidores estaduais: 5%.
A justificativa para o aumento, segundo o projeto aprovado, é a recomposição inflacionária. O texto menciona ainda que diversas categorias do funcionalismo público, como fiscais de renda e professores universitários, estão pressionando por correções salariais, uma vez que seus rendimentos são impactados pelo teto constitucional — representado justamente pelo salário do governador.
Com o reajuste aprovado pela Alesp, Tarcísio de Freitas passa a ter o quinto maior salário entre os governadores estaduais do Brasil.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
