O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas – Foto: Folhapress

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mudou seu discurso interno e passou a admitir a possibilidade de disputar a Presidência em 2026. Até recentemente, ele afirmava que pretendia se limitar à reeleição no Estado, mas agora prepara duas opções: permanecer no cargo ou concorrer ao Planalto. Para isso, tem buscado ajustes na comunicação, conversado com marqueteiros e estruturado uma estratégia que o projete como liderança nacional, conforme informações da Folha.

A movimentação tem como objetivo evitar que, caso decida entrar na corrida presidencial, Tarcísio parta do zero. A ideia é chegar a 2026 com discurso, equipe e articulação política prontos.

O governador, no entanto, insiste que sua decisão dependerá de um pedido explícito de Jair Bolsonaro (PL). Ele promete lealdade, mas sabe que o ex-presidente está inelegível. Em paralelo, procura ampliar sua visibilidade participando de fóruns, reuniões com empresários e encontros reservados com o mercado financeiro.

Tarcísio de Freitas, governador de SP, e o ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

Nos últimos meses, Tarcísio intensificou viagens ao interior paulista pela “Caravana 3D”, ao mesmo tempo em que passou a marcar presença em eventos de grande visibilidade, como o fórum do BTG Pactual.

Nesses espaços, elevou o tom contra o governo Lula. “Nós estamos há 40 anos discutindo a mesma pessoa. O Brasil não aguenta mais excesso de gasto. O Brasil não aguenta mais, não tolera mais aumento de imposto. O Brasil não aguenta mais corrupção. O Brasil não aguenta mais o PT. O Brasil não aguenta mais o Lula”, declarou, em contraste com o início de sua gestão, quando evitava confrontos diretos.

Segundo interlocutores, emissários do governador procuraram marqueteiros como Chico Mendez e Paulo Vasconcelos, embora as conversas não tenham avançado.

A expectativa é que ele repita a parceria com Pablo Nobel, responsável por sua campanha de 2022. Oficialmente, o governo nega que haja emissários montando equipe eleitoral, afirmando que essas decisões cabem apenas ao próprio Tarcísio.

A pressão para que ele concorra ao Planalto tem aumentado, inclusive no Centrão. Mensagens divulgadas pela Polícia Federal mostraram Eduardo Bolsonaro incomodado com a possibilidade de Tarcísio herdar o espaço do pai, mas aliados entendem que Bolsonaro já sinalizou apoio ao governador paulista. Para parte da classe política, esse respaldo reforça o peso de Tarcísio como nome competitivo para 2026.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/08/2025