Tarcísio faz troca no comando da PM e nomeia homem de confiança de Derrite

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas nomeou, nesta quarta-feira (16), o coronel PM José Augusto Coutinho como o novo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ele substituirá o coronel Cássio Araújo de Freitas, que irá para a reserva. Ele estava à frente da PM desde janeiro de 2023. A informação foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com o portal Metrópoles, Coutinho é “homem de confiança” do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e “sua substituição era ensaiada desde o ano passado, diante de uma série de episódios de violência envolvendo policiais militares, que levaram Tarcísio a admitir uma crise.”

Quem é o novo comandante?

Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e bacharel em Educação Física, o coronel José Augusto Coutinho ocupava, desde fevereiro de 2024, o cargo de subcomandante da PM. Com mais de 33 anos de carreira, exerceu diferentes funções de comando e liderança à frente de áreas estratégicas da instituição, como a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), o Comando do Policiamento de Choque e a Chefia do Estado-Maior da PM.

Com a nomeação de Coutinho, o cargo de subcomandante será assumido pelo coronel Erick Gomes Bento, atual Chefe do Gabinete do Comando Geral da PM.

Com informações da Agência SP e portal Metrópoles

Leia também:

Artigo Anterior

PMs de São Paulo suspeitos de estupro de jovem no Carnaval são indiciados

Próximo Artigo

Trump ‘rejeitou’ proposta israelense de ataque conjunto ao Irã

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!