Tarcísio faz troça da Justiça brasileira e endossa Trump em defesa de Bolsonaro

    Tarcísio com boné do movimento “Maga”, de Donald Trump. Foto: reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou apoio público às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de Jair Bolsonaro (PL).

Nesta segunda-feira (7), Tarcísio compartilhou a publicação de Trump no Instagram e no X, acrescentando que Bolsonaro “deve ser julgado somente pelo povo brasileiro, durante as eleições”, ignorando os crimes cometidos por seu padrinho político.

“Força, presidente!”, declarou o governador paulista ao reproduzir a mensagem de Trump, que classificou o processo contra Bolsonaro no STF como “caça às bruxas”.

O presidente estadunidense afirmou em sua rede social Truth Social que está acompanhando de perto a situação e que o “grande povo do Brasil não vai tolerar” as ações judiciais contra Bolsonaro.

A postura de Tarcísio bate de frente com a posição oficial do governo federal. O presidente Lula (PT) respondeu às declarações de Trump defendendo a soberania nacional: “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja”.

A ministra Gleisi Hoffmann foi ainda mais incisiva, afirmando que “o período de submissão do Brasil aos interesses norte-americanos ficou restrito ao governo Bolsonaro”. Ela destacou que o ex-presidente responde por crimes cometidos e que o processo segue todos os trâmites legais.

Processo contra Bolsonaro

O caso no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, investiga Bolsonaro e seus aliados pela tentativa de golpe de Estado após a derrota eleitoral de 2022. Até o momento, o processo já resultou em 497 condenações de seguidores envolvidos nos atentados de 8 de janeiro de 2023.

A fase de alegações finais dos considerados mandantes da intentona está em curso, com perspectiva de julgamento ainda este ano.

Artigo Anterior

Lula diz que ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Próximo Artigo

A última mensagem de Pierre Nora (1931-2025), por Daniel A. da Silva

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!