Bomba! Americanos são medalhistas graças a asma, por Fernando Castilho
Hábito de nos unirmos no espírito olímpico, que busca elevar a um alto grau de civilidade para superar nossas diferenças, buscando o ideal do homo sapiens cada vez mais evoluído.
Assistimos às cerimônias de abertura, limpas, organizadas, sorridentes, mas elas são apenas máscaras de beleza que escondem rostos muito feios.
Sempre haverá uma oportunidade para que revelemos de fato o que nós somos, seres mesquinhos, egoístas, aproveitadores da ingenuidade alheia e fadados a um destino muito cruel.
Sim, meus amigos, as olimpíadas são uma fraude. E há muito tempo.
Quem colocou a água no meu chope foi o youtuber Felipe Durante em seu vídeo “PERIGO AMARELO”. Durante vive na China há muitos anos e produz vídeos escancarando a China aos olhos preconceituosos e hostis do Ocidente.
No vídeo, Durante comenta inicialmente sobre a fala preconceituosa do técnico australiano de natação, Brett Hawke, após o chinês Pan Zhanle ter sido derrotado. Hawke considerou impossível um chinês conseguir o 1.º lugar.
Em seguida, Durante afirma que a maioria dos atletas de natação dos EUA é portadora de asma e que, por isso, são chamados de Team Asma.
Achando inicialmente ser apenas sensacionalismo, decidi pesquisar. Acabei verificando que a afirmação é verdadeira. Boa parte dos nadadores e das nadadoras dos EUA é portadora de asma.
Michael Phelps, ganhador de 28 medalhas olímpicas, também tem asma.
A lógica nos faz questionar se os atletas que têm asma possuem vantagem contra os demais. Mas não é isso que acontece.
A asma é uma condição crônica que afeta as vias respiratórias dos pulmões, causando dificuldade para respirar. Portanto, atletas portadores de asma têm grande dificuldade em provas como natação e corrida porque suas vias respiratórias ficam inflamadas e estreitadas.
Algumas das substâncias mais comuns encontradas nos medicamentos que são proibidas ou regulamentadas incluem:
- Beta-2 agonistas: São usadas em inaladores para tratar os sintomas da asma, ajudando a relaxar os músculos ao redor das vias aéreas.
- Corticosteroides: Utilizados em inaladores ou sprays nasais para reduzir a inflamação nas vias aéreas.
Embora o principal objetivo desses medicamentos seja o tratamento de condições médicas, seu uso pode conferir uma vantagem competitiva, especialmente em esportes que exigem alta resistência ou capacidade aeróbica.
Os atletas que usam medicamentos para asma têm que verificar se os componentes estão na lista de substâncias proibidas e, se necessário, solicitar uma isenção para uso terapêutico (TUE).
O interessante é que praticamente só os que disputam provas de velocidade como a natação, corrida ou de força são asmáticos.
O nadador chinês não é asmático, mas ao contrário dos norte-americanos que fizeram apenas um teste antidoping por dia, Pan Zhanle teve que fazer sete testes por dia!
Pan, talvez ingenuamente, reclamou em um vídeo que está viralizando, que o australiano se recusou a cumprimentá-lo após a derrota, comprovando a xenofobia presente em competições olímpicas.
Mas, Kyle Chalmers, dirão, é australiano e não estadunidense. Sim, mas é asmático também.
É importante lembrar também que a Rússia foi proibida de disputar os jogos em 2020 e 2022 sob acusações de doping e agora, novamente em 2024.
Fernando Castilho é arquiteto, professor e escritor. Autor de Depois que Descemos das Árvores, Um Humano Num Pálido Ponto Azul e Dilma, a Sangria Estancada.
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].
Fernando Castilho é arquiteto, professor e escritor. Autor de Depois que Descemos das Árvores, Um Humano Num Pálido Ponto Azul e Dilma, a Sangria Estancada.
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].
“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn “