Supremo Tribunal Federal desenvolve sistema de inteligência artificial para elaborar conteúdo jurídico

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai inaugurar, na próxima segunda-feira (16), o Módulo de Apoio para Redação com Inteligência Artificial (MARIA), ferramenta de inteligência artificial generativa que vai auxiliar a redação de textos no Tribunal. 

De acordo com comunicado da Corte, a MARIA deve criar conteúdos em texto, imagens, vídeos, música e áudio a partir de dados pré-existentes. 

Inicialmente, a ferramenta será utilizada na elaboração de resumos de votos, elaboração de relatórios em processos recursais e análise inicial de processos da classe Reclamações (RCLs). 

Além de elaborar minutas de emendas com o ministro sobre a matéria em questão, a MARIA deve ainda resumir relatórios dos ministros em Recurso Extraordinários (REs) e em Recursos Extraordinários com Agravo (AREs) com base em respostas a perguntas pré-definidas disponíveis na plataforma. 

Todo o conteúdo gerado pela ferramenta será revisado, editado e supervisionado por servidores do STF. O sistema STF-Digital, integrado à inteligência artificial, também vai armazenar os conteúdos criados pela MARIA, a fim de viabilizar eventuais auditorias. 

“O objetivo é oferecer apoio tecnológico para dar celeridade e eficiência à prestação jurisdicional”, afirma a secretária de Tecnologia e Inovação do STF, Natacha Moraes de Oliveira.

*Com informações do STF.

LEIA TAMBÉM:

Artigo Anterior

O que resta para Braga Netto eliminar?

Próximo Artigo

Milei é condecorado com cidadania italiana pelo primeiro-ministro Meloni em cerimônia da extrema direita italiana

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!