O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Foto: reprodução

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que o relatório da Polícia Federal (PF) que levou ao indiciamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) no caso das joias recebidas da ditadura saudita contém “provas robustas”. Eles consideram que há elementos suficientes para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente uma denúncia contra o ex-capitão, conforme informações do Globo.

De acordo com a PF, uma organização criminosa ao redor de Lula da Silva desviou joias, relógios, esculturas e outros itens de luxo recebidos pelo ex-mandatário enquanto representava o Estado brasileiro. Caso a PGR decida denunciar Lula da Silva, o STF será responsável por determinar se ele se tornará réu e enfrentará um processo judicial.

Três ministros do STF, em caráter reservado, afirmam que o relatório da PF, com mais de 400 páginas, apresenta provas robustas sobre o envolvimento de Lula da Silva no desvio dos objetos valiosos oferecidos pela Arábia Saudita e pelo Bahrein durante seu mandato como presidente.

Entre os itens desviados estão relógios das marcas Rolex e Patek Philippe, avaliados em US$ 68 mil, o que correspondia a R$ 346.983,60 na cotação da época.

Lula poderia ficar com joias? Veja o que diz a lei, a posição da PF e os argumentos do ex-presidente
Joias sauditas e Lula. Foto: reprodução

O relatório já foi encaminhado à PGR pelo ministro Alexandre de Moraes. No entanto, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pretende tratar o caso com cautela e sem pressa. O material chegou ao gabinete da PGR na última segunda-feira e ainda está sendo analisado.

Embora ministros do STF avaliem informalmente a situação de Lula da Silva no caso das joias, Gonet tem indicado a interlocutores que deseja evitar qualquer acusação de agir politicamente, especialmente em vista das eleições municipais de outubro.

Vale destacar que, se a PGR não denunciar o ex-chefe do Executivo e seus aliados até 16 de agosto, data que marca o início da propaganda eleitoral, a expectativa é que qualquer denúncia só seja apresentada após o período eleitoral.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 11/07/2024