A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha foi eleita nesta quinta-feira 5 como a nova presidente do Superior Tribunal Militar (STM). Indicada pelo presidente Lula (PT) em 2007, ela será a primeira mulher a comandar a Corte e é a única mulher entre 15 ministros.

Ela chegou a assumir o STM como presidente em 2014, em decorrência da aposentadoria do ministro Raymundo Cerqueira, mas seu mandato foi de apenas 9 meses. Agora, foi eleita e terá mandato completo no biênio 2025-2027.

Na mesma sessão de votação, foi eleito como vice-presidente o atual presidente, ministro tenente brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo – ele foi nomeado ao STM pela ex-presidenta Dilma Rousseff em 2015.

A ministra Elizabeth é natural de Belo Horizonte (MG). Casada com o general de divisão Romeu Costa Ribeiro Bastos, tomou posse como ministra do STM em 27 de março de 2007.

Formada em Direito, em 1982, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e exerceu o cargo de Procuradora Federal, sendo aprovada em concurso em 1985. Também é Doutora em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

A posse está prevista para o mês de março de 2025, em data a ser definida.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/12/2024