A balança comercial brasileira fechou o mês de agosto com superávit de US$ 6,1 bilhões, o maior já registrado para o mês. No acumulado do ano, o saldo positivo chega a US$ 227,6 bilhões, também um recorde histórico. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Slerviços (MDIC).
Na avaliação dos senadores do PT, os números refletem o acerto do governo Lula ao ampliar os destinos comerciais internacionais, diversificando as exportações brasileiras, diante do tarifaço implementado pelo governo norte-americano.
“Esses números são resultado direto das políticas econômicas implementadas pelo presidente Lula, que resgataram a credibilidade internacional do Brasil, diversificaram nossa pauta exportadora e fortaleceram tanto a indústria quanto a agricultura. Esse superávit recorde é a prova de que quando o país aposta na produção, na inovação e na valorização do trabalho, todos ganham. O Brasil voltou a crescer com justiça social e protagonismo no comércio mundial”, destacou o senador Rogério Carvalho (PT-SE).
A senadora Augusta Brito (PT-CE) enfatizou que os dados demonstram a força do nosso país e o êxito de uma estratégia diplomática e comercial iniciada logo após a posse do presidente Lula.
“Diversificar a pauta exportadora, valorizar tanto a indústria quanto o campo e buscar novos mercados e parceiros têm se mostrado a melhor política contra o tarifaço e a dependência de um único parceiro comercial. É privilegiando o multilateralismo que vamos manter nossa economia ainda mais pujante e capaz de superar dificuldades momentâneas como as que estamos enfrentando”, disse.
Brasil supera marca de 400 novos mercados internacionais abertos desde 2023
Já o senador Humberto Costa (PT-PE) apontou o fracasso dos bolsonaristas que apostaram contra o Brasil e decidiram se aliar à política de tarifas implementada por Donald Trump.
“Os traidores da Pátria tomaram outra invertida. Mesmo com a ação criminosa de Bolsonaro e seu grupo contra o Brasil, nós seguimos reagindo e vencendo. O governo Lula abriu mais de 420 novos mercados e os esforços para escoar nossa produção estão dando bons resultados”, .