STF marca o julgamento da denúncia contra o ‘núcleo 2’ da trama golpista; veja os alvos

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal julgará entre 29 e 30 de abril a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o chamado “núcleo dois” da tentativa de golpe de Estado em 2022.

Esse grupo é formado por ex-assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por antigos integrantes da Polícia Rodoviária Federal. Eles são acusados de estar à frente das ações que buscavam impedir que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vencedor da eleição de 2022, assumisse a Presidência.

Integram o “núcleo 2”:

  • Silvinei Vasques (ex-diretor da PRF);
  • Filipe Garcia Martins Pereira (ex-assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República); 
  • Mário Fernandes (general da reserva e ex-número dois da Secretaria-Geral da Presidência);
  • Marcelo Costa Câmara (coronel da reserva e ex-assessor de Bolsonaro);
  • Marília Ferreira de Alencar (ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça, quando a pasta era chefiada por Anderson Torres);
  • Fernando de Sousa Oliveira (delegado da Polícia Federal e ex-secretário-executivo de Segurança Pública do Distrito Federal).

julgamento da denúncia, agendado pelo presidente da turma, ministro Cristiano Zanin, começará em 29 de abril, às 14h. Um dia depois, a sessão será às 9h30.

Antes disso, na semana que vem, a Primeira Turma julgará a denúncia da PGR contra o “núcleo um” da empreitada golpista. 

Entre 25 e 26 de março, os magistrados se debruçarão sobre a acusação contra Bolsonaro e outras sete pessoas: Alexandre Ramagem (ex-diretor-geral da Abin), Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF), general Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), Mauro Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil).

Artigo Anterior

Rogério Correia é eleito novo presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara

Próximo Artigo

Lula expande Mais Médicos, reforça atenção primária e agiliza atendimento

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!