STF confirma anulação de atos da Lava Jato contra Paulo Bernardo

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal confirmou a decisão do ministro Dias Toffoli de anular todos os atos da Lava Jato contra o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. A ordem também trancou uma ação penal que tramitava na Justiça Federal de São Paulo.

O julgamento ocorreu no plenário virtual e terminou na última sexta-feira 29. Votaram por chancelar a liminar Toffoli, Kassio Nunes Marques e Gilmar Mendes. Ficaram vencidos Edson Fachin e André Mendonça, que divergiram do relator.

Bernardo obteve a extensão em seu benefício de uma determinação de Toffoli que anulou os atos da operação contra o advogado Guilherme de Salles Gonçalves, alvo de duas ações da Polícia Federal em investigações decorrentes da Lava Jato.

Na liminar, assinada em junho, Toffoli mencionou o conluio entre o então juiz Sergio Moro e procuradores da força-tarefa do Ministério Público Federal. Houve um “prévio acerto entre acusação e magistrado para deflagração de operações policiais” contra Gonçalves e Bernardo, segundo o ministro.

“Diante de condição objetiva que macula de nulidade os atos processuais praticados em desfavor do requerente, é inegável a identidade de situações jurídicas”, escreveu Toffoli.

Em 2023, o ministro já havia anulado o uso de provas do acordo de leniência da Odebrecht contra Paulo Bernardo em uma ação penal no Rio Grande do Sul por supostas práticas de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ligadas a contratos da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre, a Trensurb.

Também naquele ano, o STF rejeitou por unanimidade uma denúncia contra a então presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e Paulo Bernardo por suposta participação em organização criminosa.

Artigo Anterior

STF se prepara para julgar Bolsonaro por tentativa de golpe

Próximo Artigo

Fapesp faz parceria com maior laboratório de física de partículas do mundo

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!