O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira (19), às 15h, a fase de oitiva de testemunhas de acusação e de defesa no processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de envolvimento em uma tentativa de golpe em 2022.
Até 2 de junho, 82 testemunhas serão ouvidas por videoconferência, de forma simultânea, para evitar a combinação de versões, segundo informações da Agência Brasil.
Entre os depoentes estão o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, políticos bolsonarista e o general Freire Gomes, que teria negado a proposta golpista de Bolsonaro.
As audiências serão conduzidas por um juiz auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, e gravações não serão permitidas.
Os réus respondem por crimes como tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada. Se condenados, podem pegar mais de 30 anos de prisão. O julgamento pode ocorrer ainda este ano.
Confira a lista de testemunhas e datas previstas para os depoimentos:
Depoimentos de 19/5
- Ibaneis Rocha: Governador do Distrito Federal. Foi afastado após os atos golpistas de 8 de janeiro, mas teve a investigação arquivada pela PGR em março de 2024 por falta de indícios de omissão. Depõe como testemunha de defesa de Anderson Torres.
- General Marco Antônio Freire Gomes: Ex-comandante do Exército no governo Bolsonaro. Segundo investigações, não apoiou o golpe e teria ameaçado prender Bolsonaro após sugestão golpista.
- Éder Lindsay Magalhães Balbino: Empresário do setor de tecnologia da informação. Teria colaborado com o PL na elaboração de um estudo que alegava fraude nas urnas eletrônicas.
- Clebson Ferreira de Paula Vieira: Servidor do Ministério da Justiça na gestão de Anderson Torres. Teria testemunhado a solicitação de relatórios para operações da PRF com objetivo de dificultar o voto no Nordeste em 2022.
- Adiel Pereira Alcântara: Ex-coordenador de inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Depoimentos de 21/5
- Carlos de Almeida Baptista Júnior: Tenente-brigadeiro do Ar e comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2022. Teria presenciado Bolsonaro sugerir apoio das Forças Armadas ao golpe.
Depoimentos de 23/5
- Hamilton Mourão: Senador (Republicanos-RS) e ex-vice-presidente da República. É testemunha de defesa de Bolsonaro, Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira.
- Almirante Marcos Sampaio Olsen: Atual comandante da Marinha. Depõe como testemunha de defesa de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, que teria aceitado a tentativa de golpe.
Depoimento de 26/5
- Marcelo Queiroga: Ex-ministro da Saúde no governo Bolsonaro. Depõe como testemunha de defesa de Braga Netto.
Depoimentos de 29/5
- Paulo Guedes: Ex-ministro da Economia de Bolsonaro. Vai depor como testemunha de defesa de Anderson Torres.
- Adolfo Sachsida: Ex-ministro de Minas e Energia. Também depõe como testemunha de Anderson Torres.
Depoimentos de 30/5
- Ciro Nogueira: Senador (PP-PI) e ex-ministro da Casa Civil. Figura influente no Centrão.
- Espírito de Amin: Senador (PP-SC), político de longa trajetória.
- Eduardo Girão: Senador (NOVO-CE), bolsonarista.
- Sanderson: Deputado federal (PL-RS), aliado de Bolsonaro.
- Eduardo Pazuello: Deputado federal e ex-ministro da Saúde. Envolvido na gestão da pandemia.
- Valdemar Costa Neto: Presidente do PL, partido de Bolsonaro.
- Tarcísio de Freitas: Governador de São Paulo e ex-ministro da Infraestrutura. Depõe como testemunha de defesa de Bolsonaro.
Depoimento de 2/6
- Rogério Marinho: Senador (PL-RN) e ex-ministro do Desenvolvimento Regional. Depõe em defesa de Braga Netto.