
A Polícia Militar de São Paulo afastou das funções operacionais o agente envolvido na morte do vendedor ambulante senegalês Ngange Mbaye, de 34 anos, no bairro do Brás. O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira (11), durante uma ação de fiscalização de mercadorias na rua Joaquim Nabuco, na região central da capital.
Segundo a PM, o homem teria reagido à abordagem utilizando uma barra de ferro para agredir os policiais. “Neste momento, os agentes intervieram e atiraram”, informou a corporação. Ngange foi baleado por um dos policiais e socorrido ao Hospital Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.

Um dos policiais envolvidos também ficou ferido durante a confusão e foi levado ao Hospital Nossa Senhora do Pari. O estado de saúde dele não foi divulgado até o momento.
A Secretaria da Segurança Pública informou que a arma do policial foi apreendida para investigação. “A barra utilizada na agressão foi apreendida, assim como a arma do agente”, disse a SSP em nota oficial.
O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que apura os detalhes do ocorrido. Um Inquérito Policial Militar (IPM) também foi aberto para avaliar a conduta do agente que efetuou o disparo.
A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio. A Secretaria ressaltou que todos os procedimentos legais estão sendo seguidos.
Testemunhas que estavam no local registraram o momento da confusão em vídeos. Nas imagens, é possível ver a movimentação dos ambulantes e a ação dos policiais. O senegalês aparece caído no chão, ainda consciente, após ser atingido.
Ngange Mbaye estava no Brasil há anos e trabalhava como vendedor ambulante no Brás. Segundo relatos de conhecidos, ele era bastante conhecido na região e deixa uma esposa grávida de sete meses.
🔴Ngagne Mbaye a été abattu par la police brésilienne alors qu'il tentait de défendre un vendeur ambulant. Des vidéos de l'incident ont provoqué l'indignation sur les réseaux sociaux et l'agent impliqué a été suspendu. Une enquête est en cours, un an après un incident similaire… pic.twitter.com/DcwdNoOKVQ
— MHD THIOMBANE (@mouhatheproest) April 12, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line