Governo de SP instalou grades para delimitar o espaço do fluxo da cracolândia na rua dos Protestantes – Foto: Danilo Verpa

A gestão do governador Tarcísio de Freitas instalou grades na rua dos Protestantes, localizada na cracolândia, no centro de São Paulo. A iniciativa visa criar um “corredor da saúde” para melhorar o acesso dos agentes de saúde e permitir o fluxo de veículos na área, frequentemente bloqueada pelos usuários de drogas.

As grades foram colocadas na terça-feira (18), delimitando o espaço dos usuários e deixando uma faixa livre. O objetivo é facilitar a atuação das polícias ao manter o tráfico de drogas mais exposto e garantir a aproximação dos agentes de saúde. Além das grades de ferro, barreiras de concreto e tapumes foram posicionados nas extremidades da rua.

Situação atual da Cracolândia

Nesta terça, foram contabilizadas 242 pessoas na cracolândia, o menor número desde 30 de janeiro, quando a contagem feita por drones da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da Polícia Militar registrou a mesma quantidade.

Vale ressaltar que, nas últimas seis semanas, a média de usuários na área, que antes chegava a 600 por dia, caiu para menos de 400 no período da tarde.

As constantes mudanças na gestão da cracolândia ao longo do ano impactaram o comportamento dos dependentes. Grupos maiores passaram a se mover mais pelo centro, ao invés de permanecerem o dia todo no mesmo ponto. Esse movimento é atribuído ao aumento das prisões, vigilância por drones e restrições policiais quanto ao acesso à rua dos Protestantes com mochilas e bicicletas.

Os usuários se fixaram na rua dos Protestantes após quatro meses de ocupação ao redor da rua Santa Ifigênia. A proximidade com o centro comercial de produtos eletrônicos resultou em episódios de violência, saques em lojas e protestos de comerciantes por mais segurança.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/07/2024