Solla critica tentativa de golpe e diz que Bolsonaro precisa ser preso

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) subiu à tribuna na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (12/6), e foi enfático em seu pronunciamento ao dizer que “anistia para golpistas e para quem tentou assassinar um presidente eleito não pode prosperar”. O parlamentar fez referência ao julgamento do ex-presidente Bolsonaro que aconteceu essa semana no Supremo Tribunal de Federal (STF). Ele avaliou o momento como um dos mais significativos desde a redemocratização, ao ver sentados no banco dos réus os principais articuladores de uma tentativa de golpe contra a democracia brasileira.

Leia mais: Gonet expõe crimes de Bolsonaro em julgamento histórico no STF: “Fatos atordoantes”

Bolsonaro preso

Na avaliação de Solla, é preciso responsabilizar Bolsonaro por uma conspiração golpista. “Ele produziu inúmeras declarações públicas contra a democracia, contra a lisura das urnas e contra a aceitação da derrota. Chegou a admitir que não levou o plano adiante porque não havia ‘clima’. São palavras dele”, destacou.

O deputado também criticou duramente os depoimentos das principais figuras militares envolvidas que tentaram minimizar a gravidade da trama ao tratar o golpe como “bravatas” ou “conversas de bar”. “Quero saber se o general Heleno ficaria calado se estivesse sob tortura, como faziam na ditadura. É fácil usar o direito ao silêncio na democracia que eles mesmos tentaram destruir”, ironizou.

Relembrar para não reviver

Para o parlamentar, o julgamento de Bolsonaro não é apenas sobre o passado recente, mas um divisor de águas sobre o tipo de país que o Brasil quer construir. “Ou enfrentamos os golpistas e os privilegiados, ou continuaremos à mercê de quem sabota a democracia e nega direitos à maioria da população”.

Jorge Solla faz um resgate na história ao relembrar de golpes contra governos que buscaram distribuir renda e promover justiça social, como os de Getúlio, Jango, Dilma e a prisão política de Lula. Sobre esses fatos, o deputado foi categórico: “Não podemos deixar isso passar em branco mais uma vez. Se tivessem tido oportunidade, a democracia teria sido derrubada”.

 

Elisa Alexandre

 

 

 

Artigo Anterior

As últimas palavras do piloto de avião que caiu na Índia

Próximo Artigo

Senadores comemoram recursos do Novo PAC para mais de 700 municípios em crise hídrica

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!