SJSP, Fenaj e Abraji repudiam ataque de Ciro Nogueira a jornalista do ICL

Senador divulgou publicamente o número de celular do jornalista do ICL Notícias

No ICL

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) emitiram uma nota, nesta segunda-feira (1º), repudiando os ataques do senador Ciro Nogueira (PP-PI) ao jornalista Flávio VM Costa, do ICL Notícias, por conta da reportagem “Acusados pela PF de chefiar esquema do PCC enviaram propina em dinheiro a Ciro Nogueira, diz testemunha“.

A atitude de Ciro Nogueira também foi alvo de repúdio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que divulgou nota na tarde desta segunda. A Abraji condenou a divulgação, por parte do senador Ciro, do número do celular do repórter Flávio VM Costa, em documento enviado ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e divulgado pelo parlamentar pelo WhatsApp.

Em documento divulgado nas redes sociais, Ciro respondeu de forma desrespeitosa, com ofensas, no domingo (31), aos questionamentos enviados por Flávio VM Costa. O senador ainda divulgou publicamente o número de celular do repórter. Ciro fez, também, ofensas ao ICL Notícias, classificando-o como “site de pistolagem da esquerda contra seus adversários” e “uma espécie de milícia digital”.

Em reação, no próprio domingo, o ICL Notícias publicou uma nota de repúdio. Nesta segunda, a SJSP e a FENAJ também demonstraram indignação com a atitude do parlamentar. “Flávio VM Costa é jornalista de longa carreira e autor de centenas de reportagens investigativas e denúncias de corrupção e violação de direitos humanos. Além de atentar contra a prática jornalística, Ciro também coloca em risco a segurança de Flávio”, diz a nota.

“Tal postura adotada por um senador da República evidencia o perfil autoritário da direita brasileira e a necessidade de a sociedade como um todo se posicionar em defesa da autonomia de atuação dos jornalistas, condição fundamental para a manutenção da democracia”, completa.

A nota também reproduz uma fala do jornalista Flávio VM Costa, que respondeu aos ataques do senador Ciro Nogueira. “Lamento que o senador tenha cometido a irresponsabilidade de divulgar meu número de celular, ignorando as consequências que podem advir de seu ato, além de macular o cargo eletivo que ocupa”, afirmou o jornalista.

As duas entidades manifestaram solidariedade “solidariedade ao ICL Notícias e toda sua equipe que, mais uma vez, são alvo de uma covarde tentativa de silenciamento”.

Já a Abraji repudiou o “tratamento a um veículo de jornalismo e alerta para a gravidade de expor o número de celular do jornalista, em meio a uma cobertura de alta periculosidade, envolvendo a maior facção criminosa do país”. A entidade se solidarizou com “Flávio VM Costa e com seus colegas do ICL Notícias”.

Leia as notas

SSJP e Fenaj:

“SJSP e Fenaj repudiam ataque de Ciro Nogueira ao repórter Flávio VM Costa, que teve número de celular pessoal exposto pelo senador
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) receberam com indignação a notícia de que o senador Ciro Nogueira (PP – PI) expôs publicamente o número do celular do jornalista Flávio VM Costa, que trabalha no portal ICL Notícias.

A flagrante tentativa de intimidação ocorreu logo depois que o site publicou denúncia de que o senador, ex-ministro de Bolsonaro e presidente nacional do PP é suspeito de receber dinheiro de envolvidos no esquema bilionário de lavagem de dinheiro de organizações criminosas.

Flávio VM Costa é jornalista de longa carreira e autor de centenas de reportagens investigativas e denúncias de corrupção e violação de direitos humanos.

Além de atentar contra a prática jornalística, Ciro também coloca em risco a segurança de Flávio. “Lamento que o senador tenha cometido a irresponsabilidade de divulgar meu número de celular, ignorando as consequências que podem advir de seu ato, além de macular o cargo eletivo que ocupa”, afirmou o jornalista.

O senador também disparou contra o ICL, chamando o portal de “um site de pistolagem de esquerda”, o que configura um ataque à liberdade de imprensa. Tal postura adotada por um senador da República evidencia o perfil autoritário da direita brasileira e a necessidade de a sociedade como um todo se posicionar em defesa da autonomia de atuação dos jornalistas, condição fundamental para a manutenção da democracia.

O SJSP e a FENAJ repudiam veemente a postura de Ciro Nogueira e estão à disposição de Flávio para qualquer apoio que ele precise.

Por fim, também manifestamos solidariedade ao ICL Notícias e toda sua equipe que, mais uma vez, são alvo de uma covarde tentativa de silenciamento”.

São Paulo, 1º de setembro
SJSP
FENAJ

Abraji:

“A Abraji condena a divulgação, por parte do senador Ciro Nogueira, presidente do PP, do número do celular do repórter Flávio VM Costa, em documento enviado ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e divulgado pelo parlamentar pelo WhatsApp. O jornalista investiga as ações do crime organizado que culminaram com operação da Polícia Federal, do Ministério Público e da Receita Federal no dia 28 de agosto de 2025.

No dia 31 de agosto, uma reportagem do ICL Notícias apresentou uma fonte que afirmou que o senador teria recebido uma sacola de dinheiro para apoiar o PCC em temas de seu interesse na área de combustíveis no Congresso. A fonte, mantida em sigilo pela reportagem, confirmou sua denúncia em depoimento à Polícia Federal, de acordo com o ICL. Flávio VM Costa foi o repórter encarregado de ouvir o posicionamento do senador, que negou ter qualquer tipo de relação com a organização criminosa.

No entanto, Ciro Nogueira usou prints das perguntas feitas pelo repórter, incluindo sua imagem e número de celular, para ilustrar representação feita ao ministro Lewandowski. O documento circulou pelo WhatsApp e foi classificado pela plataforma como mensagem “encaminhada com frequência”.

Na representação, o senador se refere ao ICL Notícias de forma ofensiva, desqualificando-o como veículo de imprensa. Escreveu o senador que o órgão é “reconhecidamente um site de pistolagem da esquerda contra seus adversários, uma espécie de milícia digital”, com o claro intuito de esvaziar a reportagem publicada, que cumpriu a missão de apresentar a denúncia e ouvir o senador. A Abraji repudia esse tratamento a um veículo de jornalismo e alerta para a gravidade de expor o número de celular do jornalista, em meio a uma cobertura de alta periculosidade, envolvendo a maior facção criminosa do país.

A Abraji se solidariza com Flávio VM Costa e com seus colegas do ICL Notícias.

Diretoria da Abraji, 1º de setembro de 2025″

Leia também

Acusados pela PF de chefiar esquema do PCC enviaram propina em dinheiro a Ciro Nogueira, diz testemunha

Luis Felipe Miguel: De frente pro crime

Todas as 1.072 edições de O Pasquim online e com acesso livre

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/09/2025