
O site Metrópoles publicou nesta quarta-feira (6) que o fotógrafo Alex Silva, autor da imagem em que o ministro Alexandre de Moraes aparece mostrando o dedo do meio durante um jogo entre Corinthians e Palmeiras, foi demitido pelo jornal O Estado de S.Paulo. O texto sugere que o desligamento tem relação com a repercussão da foto, insinuando pressão do ministro do Supremo Tribunal Federal.
A narrativa foi rapidamente incorporada por figuras como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o advogado influencer André Marsiglia, que passaram a usar o episódio para atacar Moraes nas redes sociais. Segundo o Estadão, a saída do fotógrafo estava prevista como parte de uma redução de quadro na editoria de Fotografia e seguiu “critérios exclusivamente administrativos”.
Alex Silva, de 63 anos, trabalhou no Estadão por 23 anos e é conhecido por sua cobertura esportiva. Ao Metrópoles, disse não ter recebido “uma justificativa concreta” para a dispensa e afirmou acreditar que o jornal deu “pouco destaque” para o registro. O Estadão contestou, afirmando que a foto foi publicada em posição de destaque no site e na edição impressa, repercutida por colunistas e distribuída a outros veículos, incluindo o próprio Metrópoles.
O episódio se tornou mais um combustível para a ofensiva digital bolsonarista contra Moraes, que vem sendo alvo de ataques desde que determinou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares.
A nota do Estadão na íntegra:
O encerramento do vínculo profissional com o fotógrafo já estava planejado com antecedência e faz parte de uma redução de quadros da editoria de Fotografia, seguindo critérios exclusivamente administrativos.
Não há lógica em associar tal decisão à foto do ministro Alexandre de Moraes feita pelo profissional durante uma partida do Corinthians. A imagem em questão foi considerada de relevante valor jornalístico pelo Estadão. Não à toa, foi publicada como principal destaque na home do jornal ainda na noite da quarta-feira, dia do jogo. Permaneceu na home durante toda o dia seguinte e também foi publicada em espaço importante na edição impressa.
O jornal ainda pautou uma reportagem para informar ao público o contexto em que a imagem tinha sido obtida. Colunistas do jornal repercutiram a fotografia do ministro em textos e vídeos. Por meio do Estadão Conteúdo, a imagem foi vendida para inúmeros veículos, inclusive para o Metrópoles.
O Estadão jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial.
Alexandre de Moraes, Metrópoles, Nikolas Ferreira, fotógrafo Alex Silva, Estadão, STF, bolsonaristas, Copa do Brasil, Corinthians, imprensa brasileira
🚨Isso é mais um gesto obsceno! pic.twitter.com/0Vnvgy1Yui
— Andre Marsiglia (@marsiglia_andre) August 7, 2025